/ Notícias / Dissertação estuda a revisão na Educação a Distância
Dissertação estuda a revisão na Educação a Distância
09.04.2012 | 15:29
Dissertação estuda a revisão na Educação a Distância

Uma proposta considerada inovadora pela área foi tema de dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Visando compreender melhor os processos de sua atividade profissional, a revisora da Secretaria em Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande (SEaD/FURG) Vanessa Barbosa se propôs a pesquisar a sua atividade profissional, tendo por foco a relação entre professores e a equipe do Núcleo de Revisão Linguística no contexto EaD. A dissertação abordou o aspecto cooperativo da atividade, o qual possibilita que o trabalho seja desenvolvido de forma dialógica e conjunta.

Intitulada "Uma Análise Dialógica da Atividade de Revisão Linguística em EaD", a pesquisa foi estruturada mediante coleta de depoimentos de professores atuantes na SEaD/FURG, de alguns exemplos da atividade em si, bem como através de análise a um questionário aplicado a dois revisores da SEaD. O Núcleo de Revisão verifica o material antes da sua publicação aos alunos da EaD e, para tanto, tem o hábito de dialogar intensamente com os autores dos textos, verificando as questões de linguagem, no intuito de que o material chegue o mais claro e compreensível possível aos discentes da EaD/FURG, horizontes de todo o trabalho realizado na SEaD. Foi esse o material que deu base à pesquisa. A coleta referente aos revisores foi feita através de questionários.

A inovação do trabalho deve-se ao desenvolvimento de uma metodologia fundamentada através dos dados coletados e não o contrário, como as pesquisas são comumente estruturadas. Segundo a agora mestre, o teor discursivo dos e-mails foi que determinou os parâmetros de análises. Com isso, verificou-se que o trabalho colaborativo na EaD melhora a qualidade do conjunto de informações oferecido aos alunos. Outro ponto importante constatado foi a necessidade e interesse dos professores de uma abordagem similar de revisão também no contexto presencial. Além disso, a pesquisa agregou insumos sobre a prática desenvolvida atualmente pelo Núcleo de Revisão, bem como para futuras reflexões sobre o trabalho do revisor.

A banca avaliadora foi composta por Maria da Glória di Fanti, da PUC/RS, Adriana Fischer, da UCPel, e Adail Sobral (orientador, também da UCPel) .

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?