/ Notícias / Dissertação de Política Social gera atividade prática
Dissertação de Política Social gera atividade prática
Articular a teoria com a prática. Foi com esse objetivo que cerca de 50 pessoas, entre estudantes, professores, estagiários e técnicos da política de assistência social participaram de uma atividade no dia 23 de junho, no Campus I da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A tarde de conversas surgiu como fruto da pesquisa Em busca da intersetorialidade: Uma análise na Política de Assistência Social em Pelotas/RS, defendida pela assistente social Glória Maria Dravanz para obtenção do título de mestre em Política Social.

Orientada pela coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS/UCPel), Vini Rabassa da Silva, em sua dissertação, Glória abordou a necessidade de ações integradas para o enfrentamento das manifestações da questão social e a incorporação da intersetorialidade no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “Diferentemente do trabalho em rede, o foco é a atuação ‘entre setores’, ou seja, o trabalho conjunto de diferentes políticas sociais para atender às demandas encontradas nos atendimentos dos CRAS [Centros de Referência de Assistência Social] e dos CREAS [Centros de Referência Especializados de Assistência Social]”, mencionou a pesquisadora, ao exemplificar que, sob essa ótica, um usuário que busca o serviço de um assistente social e, por acaso, necessita de resolução em alguma questão médica ou judicial pode receber o devido encaminhamento na mesma ocasião.

Os dados, obtidos por meio de entrevistas entre os anos de 2013 e 2014, mostram que, por enquanto, a intersetorialidade ainda é um processo que requer avanços, principalmente na perspectiva de comunicação entre os atores, na estruturação do SUAS e na criação de espaços de discussão conjunta. “Somente por meio dessas mudanças e avanços podem ser criadas possibilidades de um atendimento integral e resolutivo ao usuário e a efetivação da proteção social como direito social”.

De acordo com Glória, a atividade foi uma proposta em conjunto com a Secretaria Municipal de Justiça Social e Segurança (SJSS) e congregou a apresentação de dados da pesquisa, debate sobre os resultados, além de uma dinâmica com o público presente. “Meu propósito foi fazer com que esse trabalho não servisse apenas como uma investigação para validação de título, mas como algo que possa ser realizado regularmente, com caráter pedagógico, proporcionando a interação da UCPel com os profissionais da área”, destacou.

Conforme a orientadora Vini Rabassa da Silva, os profissionais que participaram do evento solicitaram novos encontros semelhantes para uma formação permanente, tendo em vista os grandes desafios enfrentados na execução da nova política de assistência social que ainda não têm o devido reconhecimento como política pública e direito social.