/ Notícias / Dissertação da Católica de Pelotas recebe prêmio de melhor tese de doutorado
Dissertação da Católica de Pelotas recebe prêmio de melhor tese de doutorado
Dissertação da Católica de Pelotas recebe prêmio de melhor tese de doutorado Trabalho foi apresentado no 10° Concurso de Dissertações e Teses, Chip in the Minuano (Foto: Reprodução)

Uma dissertação do Mestrado de Engenharia Eletrônica e Computação (MEEC) da Católica de Pelotas (UCPel) recebeu o prêmio de melhor tese de doutorado da Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro). 

O estudo ganhou destaque durante 10° Concurso de Dissertações e Teses, Chip in the Minuano, que ocorreu no fim de agosto. A tese de doutorado premiada foi a de Guilherme Pereira Paim, na área de projeto CAD e projeto de circuitos integrados. Ele teve como orientador o professor Sergio Bampi, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e como co-orientador o professor Eduardo Antonio César da Costa, do MEEC da UCPel. 

A tese, que teve como título “Approximate and Timing-Speculative Hardware Design for High-Performance and Energy-Efficient Video Processing” (em tradução livre, design de hardware aproximado e especulativo de tempo para processamento de vídeo com alto desempenho e eficiência energética) foi premiada durante o evento da SBMicro.

"A computação aproximada é atualmente um dos principais tópicos de pesquisa no mundo para o projeto de circuitos integrados com baixa dissipação de potência", aponta o docente Eduardo da Costa, da Católica de Pelotas. 

O tópico de pesquisa vem sendo desenvolvido conjuntamente pela UFRGS e pela UCPel com resultados expressivos em teses e dissertações e também na produção científica. O prêmio reforça a parceria entre as universidades e ratifica a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.

Redação: Tiago Rodrigues

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?