O curso de MBA em Gestão da Inovação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) tem uma característica peculiar: ter empresas "madrinhas" nas disciplinas - ou seja, aquelas instituições referências em suas áreas de atuação que emprestam ao curso todo o seu know-how. Uma dessas situações ocorreu no dia 24, quando os pós-graduandos estiveram na Caixa Econômica Federal e na Prefeitura de Pelotas para conhecer seus Planejamentos Estratégicos.
Na Caixa Econômica Federal, o grupo foi recebido pelo gerente administrativo da Superintendência Regional Extremo Sul, Nilo Sérgio Gularte. Ele apresentou o contexto do Planejamento da Caixa - o que inclui história, análise de ambiente e construção da imagem -, o Planejamento propriamente dito, que engloba o período 2012-2022 e as ações nele contidas. O gente falou, ainda, sobre o modelo de gestão da empresa e a aspiração da Caixa de ser um dos três maiores bancos do país até 2022.
Na Prefeitura, a recepção foi feita pelo coordenador de Estratégia e Gestão, César Mendes, que falou sobre as ferramentas de controle e planejamento de Pelotas, ações, metas e resultados. Ele mencionou, ainda, que outros três municípios - Curitiba, Campinas e Santos estão buscando referências na experiência de Pelotas.
As visitas ocorreram como parte da proposta da disciplina de Planejamento Estratégico, sob liderança do professor João Alberto Gonçalves Júnior. Segundo ele, a experiência pôde mostrar aos pós-graduandos a profissionalização da gestão pública, geralmente pouco evidenciada. "Também neste âmbito é possível ter gestão por processos voltada para a qualidade e o controle", comentou.
Na UCPel
A Universidade Católica lançou, em 2012, seu Planejamento Estratégico, cuja abrangência vai até 2032. Construído coletivamente entre reitoria, lideranças de setor, diretores de centro e coordenadores de curso, o Planejamento tem sido colocado em prática em diversas ações. À época do lançamento, foi destaque o fato de uma instituição de ensino superior dedicar-se à elaboração deste instrumento.