O reitor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), José Carlos Bachettini Júnior, recebeu, na tarde desta quinta-feira (23) a diretoria executiva do Sebrae-RS. O grupo esteve em Pelotas para o lançamento da Linha da Pequena Empresa.
Estiveram na UCPel o diretor-superintendente, Derly Fialho, o diretor técnico Ayrton Ramos, e o diretor de administração e finanças, Carlos Alberto Schütz. Acompanhando os executivos estavam a gerente regional do Sebrae, Rosâni Ribeiro, e a gerente de atendimento individual Viviane Ferran. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fernando Estima, também esteve presente.
Um dos temas principais do encontro foi a importância do projeto Negócio a Negócio - desenvolvido em parceria entre o Sebrae e a Universidade - para a região e para os estudantes da Católica. O reitor mencionou que todos os alunos envolvidos com a iniciativa, além de ganharem experiência e conhecimento, receberam remuneração pelas orientações aos empresários - ganho que, em muitos casos, foi responsável pelo custeio do próprio curso de graduação os estudantes. Este projeto também será oferecido junto à Linha da Pequena Empresa.
Um dos coordenadores do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR) da UCPel, Samuel Ongaratto, aproveitou a ocasião para informar a respeito da disciplina de Empreendedorismo, disponível para todos os cursos da Católica. Com metodologia dinâmica, a disciplina aborda características empreendedoras, identificação de oportunidades de negócio e a criação de um plano de negócios.
O grupo do Sebrae apresentou ao reitor o convite para participação em um evento inédito: a participação da comunidade na elaboração do Plano Plurianual do Sebrae 2016-2019. Serão nove seminários realizados nas diversas regiões do Estado para ouvir as lideranças e as instituições. A proposta é que estas auxiliem o Sebrae a eleger as prioridades a serem contempladas. Bachettini confirmou a participação da Católica. "Desenvolver, capacitar e buscar a liderança é o nosso objetivo comum", pontuou. "Todo o conhecimento produzido por esta Universidade deve ser levado adiante", destacou Fialho.
Acompanharam o encontro o pró-reitor Administrativo, Eduardo Santos, e o também coordenador do EDR, Fábio Castro Neves.