/ Notícias / Diretor da Secretaria de Desenvolvimento do estado visita a UCPel
Diretor da Secretaria de Desenvolvimento do estado visita a UCPel
17.06.2015 | 15:45
Diretor da Secretaria de Desenvolvimento do estado visita a UCPel
Presidentes e vice-presidentes das redes participantes do Programa Redes de Cooperação, tiveram, na noite desta segunda-feira (15) uma reunião com o diretor de Apoio à Micro e Pequena Empresa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Carlos Alberto Hundertmarker. O Programa Redes de Cooperação é uma iniciativa do governo do estado desenvolvida na Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

A reunião tinha o objetivo de aproximar a direção com as redes de diferentes segmentos formadas pela UCPel. Hundertmarker cumpre agenda visitando todas as instituições de ensino superior que desenvolvem a proposta no Rio Grande do Sul - oito, no total.

Com a intenção de ouvir as demandas dos representantes das redes locais, o diretor falou que o Programa já deixou de ser uma política de governo para ser uma política de estado, já que vem sendo construída há 15 anos. Atualmente, são 260 redes em vários segmentos, reunindo 8 mil micro e pequenas empresas que faturam R$ 5 milhões ao ano. "A associação em rede é uma das mais eficazes nessa crise que estamos vivendo", afirmou.

Segundo ele, os próximos passos do Programa incluem não apenas criar novas redes, mas potencializar as já existentes, agregando novas empresas e proporcionando mais cursos de capacitação. A intenção é, ainda, articular outros projetos e ações que possam reverter em benefícios para os grupos, como o Núcleo de Extensão Produtiva e Inovação (NEPI), Programa de Microcrédito e Fórum de Micro e Pequenas Empresas.

Na ocasião, ele elogiou a atuação da UCPel na estruturação das redes. "Os empresários e as universidades são quem desenvolve o estado. O Programa não seria o que é se não fossem as universidades. A UCPel tem um papel estratégico nesse trabalho", destacou.

Durante a tarde, Hundertmarker esteve reunido com o reitor da UCPel, José Carlos Bachettini Júnior, tratando da continuidade da parceria.

O Programa Redes na UCPel lançou, neste ano, cinco novas redes - Vetforte, Mais Sabor, Rede Criança, Sul Hotéis e rede de Suprimentos da Região Sul - e assessora a Rede MacSul, já formada anteriormente.