No próximo sábado (30) às 8h30 no auditório do Colégio Gonzaga, a Diocese de Pelotas, promove o Fórum Diocesano como uma preparação para o primeiro fórum da Igreja Católica do Rio Grande do Sul, que ocorre entre nos dias 20 a 23 de setembro na PUC em Porto Alegre com o tema “A vida e a missão da Igreja no RS”.
Para o bispo da Diocese de Pelotas, Dom Jayme Chemello, “cada paróquia participa do encontro com dez representantes, mas já está em andamento, também nas comunidades, um trabalho com os fiéis”. Os participantes devem responder as três perguntas: O que você pensa da igreja católica?, Para ser fiel ao evangelho de Jesus Cristo que valores a Igreja precisa manter? e Em que deveria mudar?. As comunidades e paróquias vão debater os temas e elaborar um relatório que será encaminhado para estudo propiciando uma avaliação e aprofundamento dos temas na vida dos cristãos e na missão evangelizadora. O primeiro fórum da igreja católica será um encontro aberto, democrático e propositivo para conversar, trocar idéias em busca de mais vida, dignidade e liberdade para todos.
Programação: Logo após a abertura às 8h30, os representantes das paróquias e comunidades assistem a palestras. O almoço partilhado será no Instituto São Benedito e na parte da tarde ocorrem oficinas. A conclusão final será a elaboração de um documento para o 1º Fórum da Igreja Católica no Estado. O bispo lembra que o Fórum também irá resgatar a história da Igreja no Rio Grande do Sul, em especial os cem anos da criação das Dioceses de Pelotas, de Santa Maria, de Uruguaiana e da Província Eclesiástica de Porto Alegre em 2010.
A Diocese de Pelotas abrange as cidades de Jaguarão, Herval, Pedro Osório, Cerrito, Morro Redondo, Canguçu, Piratini, São Lourenço do Sul, Turuçu, Pelotas, Capão do Leão, Arroio do Padre, Arroio Grande e a Colônia Maciel, que também realizam em suas igrejas encontros com a comunidade para levar até o Fórum em Porto Alegre temas para serem abordados.