/ Notícias / Dialética do discurso é tema de palestra na UCPel
Dialética do discurso é tema de palestra na UCPel
Em mais uma edição do Ciclo de Palestras promovido pelo Laboratório de Estudos em Análise do Discurso da Universidade Católica de Pelotas (LEAD/UCPel), o ex-professor da Instituição, Antônio Cruz, propõe uma conversa franca e aberta sobre a análise de discurso com base no pensamento do francês Michel Pêcheux.

O evento, intitulado Nem estrutura, nem acontecimento: a dialética do discurso, lança um olhar crítico em relação à teoria pêcheuxtiana, tomada como referência para os pesquisadores do Laboratório. Segundo a coordenadora do LEAD, hoje também à frente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UCPel), professora Aracy Ernst, “é sempre muito estimulante ouvir o contraditório”.

Direcionado a pesquisadores e estudantes em geral, o Ciclo de Palestras tem recebido bons públicos. No último encontro, o professor da UCPel, Renato Della Vechia, tratou de problematizar o distanciamento entre os pensamentos idealista e materialista, retomando conceitos do marxismo que são muito caros à análise de discurso de linha francesa. A conversa com o professor Antônio Cruz tem como objetivo principal dar continuidade a este diálogo, possibilitando um debate fraterno entre os interessados no tema.

O evento está marcado para esta sexta-feira (15), às 18h30min, no Auditório do Campus II da UCPel (rua Almirante Barroso, 1.202) - sala 309G.

Sobre o palestrante
Doutor em Economia Aplicada pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), hoje o professor Antônio Cruz atua no curso de Relações Internacionais e coordena o programa Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Econômicos Solidários (TECSOL) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Na carreira docente há mais de 20 anos, Cruz atuou no Programa de Pós-Graduação em Política Social da UCPel entre 2006 e 2010.