/ Notícias / Dia para lembrar a importância da segurança do trabalho
Dia para lembrar a importância da segurança do trabalho
22.07.2015 | 14:46
Dia para lembrar a importância da segurança do trabalho
O dia 27 de julho é a data escolhida para alertar sobre a necessidade de prevenir acidentes de trabalho. Cerca de 2,34 milhões de pessoas morrem todos os anos no mundo vítimas de acidentes de trabalho e doenças relacionados ao ofício, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT). 

No Brasil, foram registrados 717.911 acidentes, 2.814 óbitos e 16.121 incapacidades permanentes, de acordo com os índices mais recentes, de 2013, do Anuário Estatístico da Previdência Social, que inclui apenas trabalhadores com registro em carteira. 

De acordo com o engenheiro de Segurança do Trabalho da Universidade de Católica de Pelotas (UCPel), Maurício Godoi, os números são expressivos por ainda ser comum no país empresas trabalharem fora da legislação. “Isso ocorre principalmente por falta de conhecimento da norma e outras vezes por falta de fiscalização”, comenta.   

A Região Sul foi a segunda que mais registrou acidentes em 2013: foram 158.113. A Região Sudeste fica em primeiro, com 390.911 e a terceira posição fica com a Região Nordeste, com 86.225. As áreas que mais ocorrem acidentes são a indústria extrativa, fabricação de produtos minerais não metálicos, transporte e construção civil.      

Como prevenir acidentes de trabalho
De acordo com o engenheiro de Segurança do Trabalho da UCPel, o primeiro passo é conhecer todos os riscos aos quais os trabalhadores estão expostos. “Como o objetivo principal é manter a saúde do trabalhador, as medidas adotadas devem sempre ser preventivas”, diz. 

Após, o próximo passo é adotar medidas de controle, como o uso de equipamentos de proteção coletivas e individuais, associados à conscientização através de cursos sobre as medidas adotadas. O controle da saúde dos trabalhadores através da Medicina do Trabalho e medidas de engenharia para eliminar ou diminuir risco são medidas que também devem ser tomadas.    
 
Mais detalhes podem ser obtidos na NR4 - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho -, que estabelece a obrigatoriedade das empresas públicas e privadas, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), de organizarem e manterem em funcionamento, Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). A NR4 tem a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?