/ Notícias / Dia Nacional do Combate ao Fumo terá ação especial na UCPel
Dia Nacional do Combate ao Fumo terá ação especial na UCPel
25.08.2023 | 16:27 | #institucional #ucpel-mais-saudavel
Dia Nacional do Combate ao Fumo terá ação especial na UCPel

Precursora em ambientes livres de cigarro, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) terá ação especial contra o tabagismo no dia 29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo. O médico Roni Quevedo, responsável pelo Programa UCPel Mais Saudável - Fumo Zero, fará acolhimento e orientação sobre cessação do tabagismo para a comunidade universitária das 10h às 19h30, no Campus I da universidade. 

Dentro das ações que marcam a data, a UCPel recentemente realizou uma atualização da portaria criada em 2008 e que inspirou o Projeto de Lei Antifumo da cidade de Pelotas em 2009. A partir de agora, a Portaria N°100/2023 acrescenta a proibição do consumo de cigarros eletrônicos, derivados ou não do tabaco, em suas dependências, inclusive em espaços abertos e/ou murados ou parcialmente abertos. 

Para Roni, a atualização da portaria auxilia na conscientização da população quanto ao perigo mascarado dos cigarros eletrônicos. Além de poder conter maior concentração de nicotina, também é possível incluir nesses dispositivos sabores, essências e diversos formatos, o que contribui para conquistar públicos mais jovens.  

De acordo com o médico, a campanha Fumo Zero chama a atenção para os perigos da nicotina. “Mesmo quando a pessoa fizer uso do cigarro, tanto o tradicional quanto o eletrônico, fora das dependências da universidade, ao regressar ele seguirá colocando a saúde de todos a sua volta em risco, pois a nicotina é transmitida pelo fumante através do ar que ele expira, pelos poros e até mesmo nas roupas”, explica.

O médico frisa que é responsabilidade do fumante pensar no outro e no quanto os seus atos influenciam na saúde da comunidade do seu entorno. 


Redação: Camila de Leon 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?