/ Notícias / Dia do Fisioterapeuta é lembrado
Dia do Fisioterapeuta é lembrado
16.10.2012 | 11:13 | #fisioterapia
Dia do Fisioterapeuta é lembrado
Lançando mão de diversos recursos para preservar, manter, recuperar  e reabilitar a saúde física do indivíduo, o fisioterapeuta atua em todas as áreas da saúde e especialidades da saúde humana. A data que marca a atuação deste profissional é o 13 de outubro, dia em que a Fisioterapia foi reconhecida como profissão de nível superior no Brasil. Também nesta data, foi editada a lei que descreve as atividades básicas do fisioterapeuta. Na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o curso existe desde 2003.

De acordo com a coordenadora da graduação, professora Daniela Martin, a participação do fisioterapeuta em uma equipe multidisciplinar de saúde é fundamental. “Em geral todas as doenças trazem prejuízo à capacidade física do indivíduo e este profissional pode contribuir para a qualidade de vida do ser humano”, pontuou.

Atualmente, destacou, há uma demanda pela pesquisa em todas as áreas da Fisioterapia. Os segmentos mais em evidência são a Fisioterapia Dermatofuncional, Esportiva e Uroginecológica, além das áreas tradicionais, como Fisioterapia Neurofuncional, Ortotraumatofuncional, Respiratória e em Cardiologia.

De acordo com Daniela, o mercado de trabalho é bastante amplo, com várias possibilidades de inserção deste profissional. O fisioterapeuta pode atuar em consultórios e clínicas, e em serviços públicos. “Praticamente todos os municípios têm vagas para fisioterapeutas em seus concursos”, disse.

O curso de Fisioterapia da UCPel tem como diferencial a preocupação com a inserção do aluno em atividades práticas desde o primeiro semestre. Os estudantes atuam em todos os níveis de atenção à saúde. Há ainda o oferecimento de atendimento com métodos específicos de tratamento, como a hidroterapia. Os acadêmicos realizam acompanhamentos a pacientes atendidos na Clínica Escola, no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) e na piscina terapêutica. Participam de projetos de extensão e pesquisas de iniciação científica, além de realizarem atendimento em Unidades Básicas de Saúde e no Ambulatório de Fisioterapia.