/ Notícias / Dia do assistente social e 50 anos do curso são comemorados na UCPel
Dia do assistente social e 50 anos do curso são comemorados na UCPel
14.05.2012 | 16:14 | #servico-social
Dia do assistente social e 50 anos do curso são comemorados na UCPel
O mês de maio traz uma data muito especial para os profissionais da área de Serviço Social. Desde 1891, no dia 15 deste mês é comemorado o Dia do Assistente Social e para a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) a data em 2012 tem um significado ainda mais especial: neste ano, o seu curso de Serviço Social completa 50 anos.

Com uma rede de serviços vasta, os assistentes sociais estão presentes em diferentes instituições da cidade, como o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), Pronto Socorro de Pelotas, Unidades Básicas de Saúde dos bairros Fátima, Pestano e Santa Terezinha, Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade (Cetres) e o Lar da Criança São Luiz Gonzaga.

O assistente social trabalha em conjunto com diferentes áreas. É o que se chama de profissional generalista, capacitado a trabalhar nas diferentes expressões da questão social, considerando as determinações históricas, econômicas, políticas e culturais da realidade em que se inserem. O trabalho do Assistente Social inclui ações na saúde, educação e trabalho, buscando a melhoria de condições de vida da população.

Para entender melhor as funções do profissional, a assistente social da Clínica Psicológica da UCPel, Carolina Bunde, explica que ele exerce sua atividade no atendimento às necessidades sociais da população, garantindo e defendendo os direitos e o exercício da cidadania. “O assistente social é capacitado para atuar nas políticas públicas através de entidades públicas e privadas, elaborando, coordenando, executando e avaliando programas e projetos nas mais diferentes políticas sociais”, explica. Ainda segundo ela, o serviço social é uma profissão de nível superior que exige de seus profissionais formação técnica, ética e política.

No Brasil, o Serviço Social foi oficialmente criado em 1936, a partir das iniciativas dos grandes líderes da Igreja Católica no país. Na UCPel, foi inaugurado em 1962. Neste 50º aniversário, alunos e professores estão trabalhando juntos para promover palestras e encontros para comemorar o ano tão especial para o curso.

Depois de oficinas e explanações promovidos pela UCPel em parceria com o Conselho Regional de Serviço Social do Rio Grande do Sul (Cress-RS), o próximo evento ocorre nesta quarta-feira (16) sob o tema “O controle social da saúde: embates e possibilidades”. Com a presença do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luiz Guilherme Belletti, e a professora do curso de Serviço Social da UCPel, Vini Rabassa da Silva, na ocasião serão discutidos temas pertinentes a futuros e atuais assistentes sociais. O momento ainda será uma forma de lembrar data dedicada à profissão e os 50 anos do curso na Universidade.

O encontro será às 19h15min, na sala 425 C do Campus I da UCPel (rua Gonçalves Chaves, 373). A entrada é gratuita e a comunidade é convidada a participar. Até o final do ano, outras atividades serão realizadas para marcar meio século de formação de profissionais de Serviço Social na UCPel.

Já foi organizada uma comissão para organizar os eventos referentes às comemorações do aniversário do curso. Para a coordenadora do Serviço Social, a professora Cristine Ribeiro, 2012 é um ano muito especial. “Os 50 anos de história, trabalho e dedicação devem ser celebrados”, diz.