/ Notícias / Dia de comemoração marca os 50 anos do Serviço Social
Dia de comemoração marca os 50 anos do Serviço Social
15.06.2012 | 18:05 | #servico-social
Dia de comemoração marca os 50 anos do Serviço Social
Em 2012, o curso de Serviço Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) celebra suas bodas de ouro com a comunidade. São 50 anos prestando serviços e preparando profissionais para atendimento social da população, garantindo e defendendo os direitos e o exercício da cidadania. Para marcar esse aniversário, foi realizada, na tarde de quarta-feira (13), Missa de Ação de Graças, descerramento da placa comemorativa e um painel em que foi explanada a história do curso.

Para marcar o início da Missa, realizada na Capela Central, houve procissão de entrada com a participação do Chanceler da UCPel e Arcebispo de Pelotas, Dom Jacinto Bergmann. O regente do coral da Universidade, Leonardo Oxley Rodrigues, participou com a execução de canções no violino. Também estiveram presentes o Reitor, Dr. José Carlos Bachettini Júnior; a Pró-Reitora Acadêmica, Patrícia Haertel Giusti; o Pró-Reitor Administrativo, Eduardo Luís Insaurriaga do Santos; e a coordenadora do Serviço Social, Cristine Jaques Ribeiro; além de professores e alunos que ajudaram a fazer a história da graduação.

O sermão foi baseado na passagem de I Reis-18, que narra um desafio entre os profetas do deus Baal e Elias, o profeta do Deus verdadeiro. “O Serviço Social está a serviço da vida. O Deus verdadeiro, o Deus da vida, é que é a fonte do Serviço Social e a razão de nosso trabalho”, afirmou Dom Jacinto. A co-celebração ficou a cargo do capelão da UCPel, padre Rogério Mosimann da Silva.

Logo após a celebração, os presentes dirigiram-se ao Espaço de Convivência do Campus I, onde uma placa comemorativa foi descerrada pelo Arcebispo e a coordenadora da graduação. Na oportunidade, o Reitor da UCPel parabenizou o curso, desejando que muitos outros anos de sucesso venham a seguir. “Rogo a Deus para que nos dê força física e discernimento intelectual para seguir esse caminho iluminados pela justiça”, disse Bachettini.

No painel “1962-2012 – 50 anos de história”, realizado no Auditório Dom Antônio Zattera, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Política Social, professora Vini Rabassa da Silva, falou sobre as mudanças ocorridas no Serviço Social com o novo projeto pedagógico, iniciado há 16 anos. “Focado no ensino interdisciplinar, o projeto é um desafio que nos renova permanentemente e tem gerado avanços significativos em pouco tempo”, destacou. Integrante da turma de 1971, a ex-professora da graduação Adelina Baldissera também participou como painelista, explanando sobre os momentos marcantes vividos em cada década, sobretudo as ações realizadas em defesa da cidadania.

Também ex-docente do Serviço Social, Alceu Salamoni marcou presença nas atividades. “Vivi 38 anos dentro do curso e considero muito importante estar participando desta comemoração. O que fica marcado até hoje são os processos que ajudaram a construir a cidadania”, ressaltou.

As secretárias municipais de Saúde, Arita Bergmann, e de Cidadania e Assistência
Social, Elizabeth Marques Dias, também participaram das atividades de celebração dos 50 anos do curso.