Profissional que tem nas mãos a responsabilidade por gerir e guiar as mais variadas organizações, o Administrador comemora no domingo (9) um dia dedicado a ele. Misto de maestro e avaliador, é ele quem dá o tom ao rumo das instituições, caminhando em direção aos resultados e bem-estar da sociedade. Para que essa função seja bem-sucedida, é preciso que o profissional tenha visão de conjunto. É o que acontece no Hospital Universitário São Francisco de Paula, da Universidade Católica de Pelotas (HUSFP/UCPel). Com uma equipe de 17 administradores, a entidade opera com 80% de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) e não deixa de melhorar a cada ano o atendimento à população da região sul.
Administrar é aplicar conhecimento à ação. A frase é do guru da administração Peter Drucker, e se aplica bem à missão do profissional. O conhecimento agregado na faculdade permitiu aos administradores do HUSFP Cristina Rivero Cardoso, coordenadora do Núcleo de Apoio, Cristiano Pinto Klinger, gestor da Farmácia e Suprimentos, Gustavo de Holanda Millan, assessor do Núcleo Comercial, Manoela Schuch, coordenadora do Núcleo Comercial e Luisiane Costa Pinto, gestora dos Sistemas de Informação, a formação que permitisse ser um profissional completo.
Recentemente, integrantes da Câmara de Saúde do Conselho Regional de Administração do estado elaboraram um manifesto que chama a atenção para a necessidade da presença do profissional na gestão da saúde pública. “Temos o compromisso de otimizar o recurso público”, disse Millan. “O Hospital tem a maior parte da receita proveniente do SUS, e ao mesmo tempo melhora o desempenho, cresce a cada ano e ganha prêmios. É a gestão que faz a diferença”, avaliou Klinger. De acordo com os administradores, a presença da gestão diferenciada integra todos os demais profissionais do hospital, que em conjunto são fundamentais para o resultado: a saúde da população da região sul.
O administrador precisa ter na bagagem características que lhe auxiliem no processo de gestão. Dotados de criatividade, atitude, responsabilidade, conhecimento, dinamismo, flexibilidade, visão de conjunto e de futuro, os administradores vivenciam um trabalho diferenciado numa instituição de saúde. “É uma área de muitos detalhes, muitos nichos. A formação do administrador é muito versátil”, disse Manoela. “É como se fossem várias empresas dentro de uma só instituição: o hospital tem lavanderia, restaurante, farmácia, e muitas outras áreas, funcionando 24 horas por dia. Assim conseguimos ter uma visão do todo”, afirmou Luisiane.
A presença de um administrador em qualquer organização permite a otimização da gestão. “A gente vem com conhecimento, ferramentas e mais a idéia da própria evolução do administrar”, disse Manoela. “Nossa função é planejar, organizar, dirigir e controlar”, reforçou Luisiane. Seja na área de saúde ou em qualquer outra, a idéia é ter um profissional qualificado à frente dos negócios. A atuação do administrador vai influenciar tanto o mercado e a própria organização, quanto impacto na sociedade, principalmente na área de saúde.