/ Notícias / Dia da Qualidade é instituído na UCPel
Dia da Qualidade é instituído na UCPel
08.06.2016 | 15:10 | #institucional
Dia da Qualidade é instituído na UCPel
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) instituiu nesta quarta-feira (8) o Dia da Qualidade. A partir de agora, todas as segundas quartas-feiras de cada mês, conforme determinado na portaria 97/2016, serão destinadas à promoção de ações em sintonia com o compromisso da instituição com a excelência e com a disseminação constante da cultura da qualidade. As assessorias de Planejamento, Controle e Qualidade (APCQ) e de Gestão de Pessoas são responsáveis pelo planejamento e execução das atividades relacionadas à data, apresentada aos gestores em reunião realizada na manhã desta quarta.

Segundo o coordenador da APCQ, Ezequiel Megiato, a iniciativa tem como base a adesão da UCPel ao modelo de excelência proposto pelo Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP). Em 2014, a Universidade adotou práticas em sintonia com o programa, que no ano passado concedeu à instituição Medalha de Bronze. "Por uma decisão estratégica, em 2016 resolvemos não participar da avaliação do PGQP. Queremos dar um salto maior na implantação do modelo para no ano que vem pleitear o troféu de bronze", explicou Megiato, que simbolicamente apresentou a escultura em papel no encontro de gestores, para estimular o compromisso com a busca pela melhoria contínua.

A intenção é que o Dia da Qualidade funcione como um momento para monitorar e avaliar a implantação e andamento das ações definidas pelo Planejamento Estratégico da UCPel e também o cumprimento dos critérios que são objeto de avaliação do PGQP. A dinâmica consiste em promover uma espécie de blitz, com visitação aos setores. Intercâmbio setorial e revisão de processos são exemplos de outras ferramentas que serão utilizadas. "Queremos que todos os dias sejam dias de busca pela qualidade. Vamos martelar nesse ponto até que isso faça parte da nossa cultura organizacional", afirmou Megiato.