/ Notícias / Dez alunos da UCPel obtiveram bolsa em curso internacional de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia
01.12.2023 | 16:03 | #medicina #institucional
Dez alunos da UCPel obtiveram bolsa em curso internacional de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia Alunos da Medicina participantes do Curso (Divulgação)

Dez bolsas foram disponibilizadas para alunos concluintes do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A escolha foi feita através de sorteio. O subsídio tem o intuito de complementar o currículo dos estudantes com o certificado de um dos cursos mais renomados na área cardiológica, conforme expõe o professor e coordenador do curso de Medicina da UCPel, Cayo Lopes.

Para Ana Laura Dajori, aluna contemplada com uma das bolsas, a realização do treinamento superou todas as expectativas. Ela exaltou a didática e competência dos docentes que administraram o curso. Ana conta que este é um curso muito importante para o acadêmico visto que o prepara para o mercado de trabalho. A aluna também destaca que o apoio recebido pela universidade para realizá-lo foi de grande relevância.

O que é Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (SAVC):

O SAVC é definido como um treinamento que instrui o estudante sobre as habilidades avançadas de suporte à vida, proporcionando socorro a pacientes em casos de parada cardíaca, uma das principais causas de morte no planeta. As atividades presentes no SAVC são conhecidas por promoverem as mais eficazes taxas de sobrevivência nos casos de paradas cardiorrespiratórias.

O curso, criado pela American Heart Association (AHA), já foi aderido por diversas organizações espalhadas pelo mundo. Os participantes recebem certificado pela instituição.

Como funciona o curso:

De início o aluno entra em contato com a apostila do curso, para compreender o que será necessário para desenvolver a habilidade. Com duração de 20h, sendo o evento repartido em dois dias, as atividades são focadas na conduta prática. Por fim, os estudantes recebem uma certificação da AHA, com validade de dois anos, tendo a necessidade de revalidação posteriormente.

Habilidades adquiridas no SAVC:

A identificação rápida de ritmos cardíacos anormais;
O uso adequado de medicamentos para tratar esses ritmos;
A intubação endotraqueal para garantir a via aérea;
A administração de oxigênio;
O uso de desfibriladores para restabelecer o ritmo cardíaco normal.

Redação: Pedro Vargas