/ Notícias / Deus juntando letras... para quê?
Deus juntando letras... para quê?
08.09.2022 | 18:38 | #institucional
Deus juntando letras... para quê?

Rabi (mestre) Levi Yosef Yitzhak, da cidade de Berdychiv, na Ucrânia, preparou-se para tocar o shofar (instrumento musical feito do chifre curvado do carneiro). Imergiu no mikvê (banho ritual) e vestiu o kitel (túnica especial de algodão branco usada por aquele que vai tocar o shofar). Recitou o capítulo previsto dos Tehilim (Salmos) sete vezes e a assembleia repetiu com ele. Depois recitou os versículos do livro Zôhar (Cabala), tomou o shofar em suas mãos e esperou. Todos aguardavam ansiosos pela bênção final e pelo toque do shofar, mas em vão. "Meus amigos", disse o Rabi, "próximo ali à porta está um irmão judeu que foi forçado a passar a maior parte da vida no exército do czar (imperador), e que não sabe como rezar. Quando presenciou a nós outros rezando, ficou repleto de um sentimento de “inveja”. Começou a chorar e abriu seu coração para Deus. E isso foi o que disse enquanto chorava: "Pai Misericordioso, sabes que não sei rezar. De fato, nada sei além das letras do alfabeto hebraico. Quero recitá-las para Ti: álef, bêt, guímel... (e foi destilando todo o alfabeto). Tu, em Tua grande misericórdia, coloca-as juntas numa oração apropriada”. Agora, Deus está ocupado juntando as letras daquele santo homem, e devemos esperar que Ele termine.

Deus está ocupado juntando letras em vista do nosso mais verdadeiro SER! Sermos “imagem e semelhança Dele”, é o seu sonho!

Deus está ocupado juntando letras em vista do nosso mais verdadeiro VIVER! Vivermos como seus “filhos”, é o seu sonho!

Deus está ocupado juntando letras em vista do nosso mais verdadeiro CONVIVER! Convivermos como “irmãos e irmãs” na família humana, é o seu sonho!

Deus está ocupado juntando letras em vista do nosso mais verdadeiro ACREDITAR! Acreditarmos Nele como “Iahweh” (Aquele que está presente) e como “Emanuel” (Deus conosco), é o seu sonho!

Deus está ocupado juntando letras em vista do nosso mais verdadeiro ESPERAR! Esperarmos Nele como ressuscitado, vencedor permanente da morte, é o seu sonho!

Deus está ocupado juntando letras em vista do nosso mais verdadeiro AMAR! Amarmos sem medida o Criador, a “casa comum” e a todos os seus habitantes, é o seu sonho!

Deus está ocupado juntando letras em vista do nosso mais verdadeiro DISCERNIR! Discernirmos os seus pensamentos imutáveis, é o seu sonho!

Deus está ocupado juntando letras em vista do nosso mais verdadeiro SENTIR! Sentirmos a sua vontade ”aqui na terra como no céu”, é o seu sonho!

Deus está ocupado juntando letras em vista do nosso mais verdadeiro AGIR! Agirmos na construção do seu “Reino”, é o seu sonho!

Deus, como Pai-criador, como Filho-redentor e como Espírito Santo-santificador, está ocupado juntando as letras em vista do nosso mais intenso SER, VIVER, CONVIVER, ACREDITAR, ESPERAR, AMAR, DISCERNIR, SENTIR E AGIR, e nós, devendo esperar que Ele termine o seu sonho conosco, nos leva à Palavra de Deus que se revela nas Sagradas Escrituras e na nossa história. É a BÍBLIA - livro e história - que celebramos neste mês de setembro, o Mês da Bíblia, na nossa Igreja Cristã Católica.

Feliz Mês da Bíblia!

Dom Jacinto Bergmann, arcebispo metropolitano da Igreja Católica de Pelotas

 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?