/ Notícias / Design de Moda da UCPel reúne tendências do Verão 18/19 em Bureau
Design de Moda da UCPel reúne tendências do Verão 18/19 em Bureau
22.10.2018 | 11:19 | #tecnologia-em-design-de-moda
Design de Moda da UCPel reúne tendências do Verão 18/19 em Bureau
Antes do verão 2019 chegar, acadêmicas do Tecnólogo em Design de Moda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) pesquisaram e reuniram apostas do que estará em alta na estação mais quente do ano para as mulheres. O Bureau de Tendências abrange oito segmentos e aponta cartela de cores, texturas, modelagens e estampas através de desenhos técnicos detalhados.

Na próxima estação, cores vivas, tecidos leves e modelagens amplas devem ser vistas pelas ruas e nas vitrines. O universo feminino inspirou as alunas e os looks propostos reafirmam personalidade forte. "Escolhemos uma persona confiante, que mostra quem quer ser de verdade", explicam as acadêmicas do 6° semestre, Letícia Costa e Letícia Silva, responsáveis por organizar o material.

Estampas com frases e palavras que reafirmam o empoderamento feminino, lingerie aparente, bordados e peças assimétricas também fazem parte das apostas de tendências. As inspirações dos segmentos vão desde grandes cidades ao ar livre/campo e dos anos 1980 aos anos 2000. As paletas de cores abrangem tons terrosos e fortes, além das escalas de preto e branco.

De acordo com as acadêmicas, o material é utilizado por lojistas e estilistas para consulta das tendências do dia a dia, pois muitas vezes, os desfiles de grandes marcas possuem viés conceitual. Para elas, a experiência de elaboração requer responsabilidade. "É muito bom poder ver por trás de como as tendências são lançadas, mas tem que ter certeza do que se está falando", acreditam.

Para elaborar o livro, a turma foi dividida em grupos por categoria: streetwear, jeanswear, sportwear, alfaiataria, malha retilínea, lingerie, moda praia e moda festa. Cada grupo foi responsável pela pesquisa das tendências, cartela de cores e desenhos. Após, um look de cada segmento foi ilustrado em croqui. O Bureau completo pode ser acessado no site moda.ucpel.edu.br.

Redação: Piero Vicenzi