/ Notícias / Design de Moda apresenta Pelotas e Biodiversidade na passarela
Design de Moda apresenta Pelotas e Biodiversidade na passarela
08.10.2012 | 18:31 | #tecnologia-em-design-de-moda
Design de Moda apresenta Pelotas e Biodiversidade na passarela
O curso de Tecnologia em Design de Moda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) marcou presença na última edição – pelo menos, no formato já conhecido – do evento Moda Pelotas, realizada no sábado (06). Vencedoras do 4º concurso Talentos da Moda, as acadêmicas Luzia de Oliveira, Pamela Avila e Joana dos Santos tiveram seus looks apresentados na passarela. O tema predominante nas coleções foi Pelotas, Moda e Biodiversidade.

A beleza estonteante das águas e o canto dos pássaros foram inspiração para que Luzia projetasse sua coleção em cinco figurinos de tecidos esvoaçantes e estampas discretas que retrataram a zona rural de Pelotas. “Meus pais são de lá e eu morei toda minha infância nesse meio”, disse a estudante, que ficou em primeiro lugar no concurso. “Quis mostrar uma zona rural que pouca gente conhece”.

Já Pamela, responsável pela segunda colocação, mostrou os mistérios e a beleza das águas, bem como seus movimentos e colorações nos looks que tiveram a pesca na Lagoa dos Patos como tema. O público pode perceber muita transparência, rendas e modelos nas cores azul, branco e verde. Fendas laterais garantiram movimento aos vestidos.

Encerrando o desfile da UCPel, Joana, vencedora pela votação do Júri Popular, apresentou sua coleção baseada na “Princesa de Sangue, que veste-se da própria história para comemorar seus 200 anos”. A referência está ligada ao trabalho escravo nas Charqueadas, no século 18. À época, o Arroio Pelotas chegou a ser conhecido como “rio de sangue” por causa das cabeças dos gados mortos para retirada do couro e salgamento da carne. O discurso, carregado de crítica social e embalado ao som de Elza Soares com os versos “A carne mais barata do mercado é a carne negra”, arrancou aplausos empolgados da plateia e fechou em grande estilo o desfile da UCPel.

No lounge da Universidade, uma exposição de bonecas Barbie mostrava a evolução do jeito feminino de vestir entre os anos de 1850 e 1950. Intitulada 100 anos de Alta-Costura, a mostra foi o trabalho final da disciplina Evolução da Indumentária, ministrada pela coordenadora do curso, professora Aline Machado. Um espaço para ensaio fotográfico foi montado e editoriais de moda feitos pelos alunos também foram expostos, bem como looks inspirados no tema Moda, luxo, poder e sedução. Um dos figurinos foi o de Anna Carolina Radke e das colegas Andressa Gomes e Lauren Roloff. As meninas criaram um vestido dourado “4 em 1” para a marca fictícia Versatility que, ao mesmo tempo em que fazia os estilos princesa e sereia, também virava cocktail e tubinho.

Despedida
Idealizador do evento, o produtor André Guerra falou sobre as origens do Moda Pelotas em seu discurso, relembrou momentos marcantes e agradeceu ao público e às instituições que fizeram o sucesso de sua iniciativa nesses 10 anos. Porém, embora a edição Primavera Verão 2013 do Moda Pelotas tenha sido divulgada como a última, Guerra mencionou, subliminarmente, continuidade. “Hoje é, ao mesmo tempo, o encerramento e o nascimento de um novo momento”, comentou.