/ Notícias / Desenvolvimento de roupas para pessoas com deficiência vira projeto no curso de Moda da UCPel
Desenvolvimento de roupas para pessoas com deficiência vira projeto no curso de Moda da UCPel
01.09.2016 | 17:55 | #tecnologia-em-design-de-moda
Desenvolvimento de roupas para pessoas com deficiência vira projeto no curso de Moda da UCPel
Um novo projeto voltado para pessoas com deficiência mobilizará acadêmicos de todos os semestres do curso de Design de Moda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Criatividade associada à funcionalidade, conforto e beleza será o ponto de partida de nove grupos que terão o compromisso de criar looks libertadores e que promovam a autoestima de quem os vista. 

Os participantes do projeto, denominado Moda para Tod@s, terão uma semana para desenvolver as peças de roupa. Cada grupo ficará responsável por um look que contemple diferentes tipos de deficiências, explica a professora do curso e responsável pela atividade, Ana Luiza Timm Soares. “O projeto quer mostrar a necessidade de pensar em corpos que importam, pensar além da estética para criar roupas confortáveis”, justiça a docente.

O lançamento do projeto ocorre no mesmo período em que serão realizadas as Paralimpíadas no Brasil, momento mais do que oportuno para chamar a atenção sobre os 6,2% da população que têm algum tipo de deficiência no Brasil. “Queremos aproveitar esse momento para mostrar que é possível fazer algo interessante para este público, que contemple funcionalidade e não apenas a questão estética”, diz.

Antes de criar as peças, os acadêmicos deverão realizar entrevistas com pessoas com deficiência para compreender melhor quais são as suas principais necessidades e dificuldades enfrentadas no momento da escolha da roupa. “Na verdade o trabalho será feito através de um processo coletivo ou design colaborativo. Os alunos terão que descobrir o que falta para que a roupa desse público seja adequada”, complementa.

A proposta para os estudantes, assim como uma apresentação para sensibilizá-los sobre o tema, ocorrerá no dia 6 de setembro, às 19h30min, no Espaço Multiuso do Campus I. A partir de então, os acadêmicos terão de 12 a 16 de setembro para criar o seu look. Um desfile para apresentar as criações será realizado. A data e o local ainda serão definidos e divulgados posteriormente. 
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?