O mar libertador. O mar inimigo. O mar sonho e fronteira é sempre definidor da identidade cubana. O tema tão presente na cultura do país virou assunto da oitava edição da Coleção Islazul, produzida pela Educat, editora da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Nascida de um projeto que aproxima relações entre Cuba e Brasil, a Coleção é bilíngüe. O livro “Decir el Mar” ou “Dizer o Mar” foi lançada ontem (10), na UCPel. A publicação reúne dez contos que têm a grande imensidão azul como destaque.
A atividade contou com a presença do reitor, Alencar Mello Proença e dos dois coordenadores do programa “A Literatura como Fonte de Duas Culturas: Cuba e Brasil”, professora Matilde Contreras (UCPel) e professor Pablo René Estévez. Participaram também a responsável pela seleção e apresentação do livro, Elena Palmero González, a tradutora Solange Mittmann, e o diretor da Educat, professor Wallney Hammes.
Existente desde 2001, o projeto busca difundir obras escritas no idioma espanhol, por autores cubanos, a preços acessíveis. “É difícil encontrar no Brasil obras escritas em espanhol, e quando existem são caras”, disse Matilde. Na opinião do reitor Alencar Proença, a Universidade assumiu a edição do livro comprometida com a divulgação do saber. “Esta Casa, tida como uma instituição privada, compartilha a edição desta obra. Abriu as portas para escritores cubanos e para livros mais baratos”, destacou. A partilha do saber com o povo brasileiro também foi salientada pelo reitor. De acordo com Proença, a obra é resultado de uma troca igualitária entre as duas nações: a UCPel oferece a materialização das idéias e os escritores cubanos ofertam a cultura de seu país.
De acordo com a organizadora Elena, a obra expressa as variações do mar como forte elemento imaginário cubano. “Este livro foi feito com muito entusiasmo. Esperamos que o público brasileiro aprecie a leitura”, afirmou.
A tradutora da obra falou a respeito do apoio da Universidade. “Estou muito feliz em perceber que podemos levar cultura adiante, pensar mais a língua do outro e a nossa própria língua, com o apoio da UCPel e da Educat”, disse Solange.
A obra é comercializada na Livraria Educat, que fica localizada no Campus I da UCPel (Rua Gonçalves Chaves, 373).

Obra foi lançada ontem (10)

Prof. Wallney Hammes (E), Pablo Estévez e Matilde Contreras

Reitor Alencar Proença (E), Pablo Estévez, Matilde Contreras e Elena González