/ Notícias / Debate marca segunda noite da 29ª Semana Acadêmica da Engenharia Civil
Debate marca segunda noite da 29ª Semana Acadêmica da Engenharia Civil
22.08.2012 | 17:09 | #engenharia-civil
Debate marca segunda noite da 29ª Semana Acadêmica da Engenharia Civil
Que a retomada do crescimento econômico de Pelotas, Rio Grande, São José do Norte e dos demais municípios que formam a zona Sul do estado foi muito esperada, ninguém discute. Mas, a maneira como a região está se comportando nesse novo momento, isso, sim, rendeu muito assunto no debate Logística, ocorrido na noite de terça-feira (21). A atividade fez parte da programação da 29ª Semana Acadêmica do curso de Engenharia Civil da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

Rafael Poetsch estuda Arquitetura e Urbanismo na Católica há quatro semestres. Quando questionado sobre o motivo que o levou a se inscrever na Semana Acadêmica da graduação-colega de Centro Politécnico, ele foi claro: não foi a proximidade de seu curso com o tema do evento. “Não acho que o tema tenha muito a ver com Arquitetura, mas vim ver pessoalmente discussões que não vemos na televisão”, disse, momentos antes do debate. “Acredito que esse será um dos dias mais interessantes, até pelas autoridades convidadas”.

As autoridades a que Poetsch se referiu foram o prefeito de Pelotas, Adolfo Fetter Júnior; o engenheiro da Divisão de Infraestrutura da Superintendência do Porto de Rio Grande, Celso Pedreira; o secretário de Obras de Pelotas, engenheiro Jacques Reydams; e o secretário de Trânsito de São José do Norte, Mario Almeida, representando a Prefeitura de São José do Norte; além do diretor do Centro Politécnico da Universidade, professor Paulo Guterres, que mediou o debate.

Foi uma conversa informal sobre obras em andamento e obras futuras, reflexos do crescimento econômico na região e a tão comentada implantação do Pólo Naval de Rio Grande. Entre os convidados, o prefeito Fetter Júnior, que também é engenheiro agrônomo, foi o primeiro a falar, começando pela explanação de um breve histórico a respeito da vocação econômica da Pelotas de ontem e hoje. Ele relembrou que, na década de 50, a cidade chegou a estar entre as oito maiores economias do Brasil por conta das importações e exportações que ocorriam via porto local. Quando foi construído o Porto de Rio Grande, porém, os negócios mudaram de rumo. “Com a implantação do Pólo Naval de Rio Grande, estamos redescobrindo nossa ligação com a água e correndo atrás de nos qualificarmos”, comentou.

Engenheiro da Divisão de Infraestrutura da Superintendência do Porto de Rio Grande, egresso e ex-professor da UCPel, Celso Pedreira comentou sua experiência com o trânsito, como morador da Praia do Cassino. Segundo ele, o trajeto pela estrada da Barra, que em horários normais é feito em 15 minutos, demora cerca de 40 minutos para ser concluído em horários de pico. Jacques Reydams, atual secretário de Obras de Pelotas e ex-secretário de Segurança, Transportes e Trânsito, destacou que, na cidade, uma das medidas que está sendo tomada para evitar o grande fluxo de veículos é incentivar as pessoas a saírem menos de seus bairros, investindo nos comércios mais próximos de suas casas, em vez de se deslocarem até o Centro.

O secretário de Trânsito de São José do Norte, Mario Almeida, falou acerca da
preparação do município de 25,5 mil habitantes para receber três grandes empreendimentos – estaleiro, mineradora e parque eólico. “Não estamos preparados, mas estamos nos preparando, procurando nos estruturar e com o ‘chapéu na mão’, pedindo auxílio dos governos federal e estadual para esse desenvolvimento”, afirmou.

Outros assuntos, como modais de transporte e a importância da conscientização ambiental em meio às várias obras também foram abordados no decorrer da atividade.

Semana Acadêmica
Com a temática Engenharia Civil – Logística no Desenvolvimento da Zona Sul, o evento vai até sexta-feira (24). Nesta quinta, ocorrem dois painéis. O primeiro, com o tema Logística de rodovias, das 19h às 20h40min, terá a presença do pró-reitor Administrativo da UCPel, engenheiro Eduardo Santos; o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), engenheiro Vladimir Casa; o representante da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Gilberto Cunha; e a superintendente de Pesquisas Rodoviárias do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER/RS), Maria Cristina Passos. O segundo, com o tema Tipos de pavimentação, começa às 20h50min, com a participação do engenheiro Henrique Otto Coelho, do professor do curso de Engenharia Civil da UCPel e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), engenheiro Klaus Theisen; e de representantes da Construtora Triunfo Ltda. e da Ivaí Engenharia de Obras S.A. O evento encerra com uma palestra sobre o estádio Beira Rio e as obras da Copa 2014. Todas as atividades ocorrem no Auditório Dom Antônio Zattera.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?