/ Notícias / Cursos participantes do Pibid realizam atividades de integração
Cursos participantes do Pibid realizam atividades de integração
Cursos participantes do Pibid realizam atividades de integração
Os cursos de Letras, Matemática, Filosofia, Ciências Biológicas e Pedagogia participam de uma série de atividades de integração propostas pelo Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) do Governo Federal. Cada área de atuação acadêmica conta com 15 alunos bolsistas, os quais desenvolvem projetos nas escolas Ministro Arthur de Souza Costa, Padre Anchieta e Dr. Joaquim Assumpção. Por intermédio do projeto, os graduandos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) ajudam a promover atividades lúdicas e comemorativas. 

Exemplos de como se aplicam essas dinâmicas não faltam. No dia 28, por exemplo, ocorreu a Gincana das Cores. Na oportunidade, foram arrecadados desde materiais recicláveis e de limpeza até brinquedos, bijuterias e roupas. As doações foram colocadas à disposição da escola Padre Anchieta, ajudando a cobrir gastos com as necessidades apresentadas por esta instituição de ensino. Mas os trabalhos não pararam por aí. Na manhã da terça-feira (02), o curso de Matemática aplicou junto à mesma escola os Enigmas Matemáticos. Em grupos, os alunos reuniram-se para resolver os desafios lançados pelos graduandos da UCPel que estão vinculados ao Pibid. 

Festa Junina
O primeiro sábado do mês de julho também foi de intensa movimentação. Para não deixar passar as comemorações da tradicional Festa Junina, todos os cursos da UCPel ligados ao Pibid contribuíram com a realização de atividades lúdicas e promoveram a integração dos projetos. No colégio Dr. Joaquim Assumpção não foi diferente. A convite da direção da escola, os cursos de Licenciatura estiveram contribuindo de formas distintas. A Filosofia preparou todo o cerimonial da festa e, ainda, ficou responsável pelo Casamento na Roça. Já os graduandos de Letras organizaram o Correio da Amizade e, a Matemática, lançou a Barraca do Desafio. “Esta última atividade incentivou o desenvolvimento do raciocínio dos pequenos, colocando-os diante de desafios lógicos, sem deixar, no entanto, de possibilitar a diversão”, explica a coordenadora do curso de Matemática, professora Marília do Amaral Dias. “Sempre que uma das crianças conseguia resolver os quebra-cabeças disponibilizados pela Banca, recebia uma premiação feita pelos próprios alunos”, conta. 

As Licenciaturas ligadas ao Pibid estão alinhavando as propostas de cada curso junto ao projeto institucional. “Está sendo avaliado o que já foi realizado e o que ainda está por vir”, ressalta a professora do curso de Pedagogia e coordenadora do Pibid na UCPel, Jara Fontoura. Ela adianta que, a partir de agosto, o projeto vai focar um pouco mais a interdisciplinaridade.

* Na foto, a Barraca do Desafio proposta pelo curso de Matemática para a Festa Junina da Escola Dr. Joaquim Assumpção.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?