/ Notícias / Cursos EAD da UCPel garantem qualificação para o mercado de trabalho
Cursos EAD da UCPel garantem qualificação para o mercado de trabalho
09.07.2020 | 15:03 | #ead
Cursos EAD da UCPel garantem qualificação para o mercado de trabalho

O ensino a distância demonstra um crescimento constante no Brasil e a oferta de vagas na modalidade deve superar a de cursos presenciais num futuro próximo. É o que aponta o estudo da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). De acordo com o levantamento, o número de alunos do ensino superior de EAD será maior que a modalidade presencial em 2023.

A qualidade entre os cursos a distância e os presenciais é semelhante, e a diferença entre eles se dá mais no formato das aulas. A proximidade de padrão entre as modalidades ocorre devido aos critérios avaliados, que são exatamente os mesmos, como o projeto político pedagógico, a qualificação do corpo docente, infraestrutura oferecida aos alunos e os recursos didáticos e pedagógicos. Em 2017, o Ministério da Educação editou a Portaria Normativa nº 11, atualizando a regulamentação e prezando ainda mais pela qualidade das faculdades a distância.

Tais diferenças entre as modalidades EAD e presencial também já deixaram de ser percebidas no mercado de trabalho. Nas seleções de candidatos para uma vaga de emprego, os gestores de recursos humanos levam mais em conta o conhecimento adquirido na graduação, além das experiências, habilidades e competências necessárias para a posição, do que a modalidade de ensino da formação.

Outro ponto em que não há diferenciação é em relação ao diploma. Pela lei brasileira, o certificado de conclusão de um curso superior EAD vale tanto quanto o presencial, e serve para comprovar o nível de escolaridade de uma pessoa. A informação sobre a modalidade de ensino (presencial ou EAD) não aparece no diploma universitário.

Instituição de ensino superior mais antiga do interior do Rio Grande do Sul, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) oferece atualmente 20 cursos de educação a distância em diferentes áreas do conhecimento, como Administração, Comércio Exterior, Pedagogia e Publicidade e Propaganda. Entre as opções de ingresso estão o Vestibular Online, que consiste em uma redação, com tema definido pela instituição, a utilização da nota no ENEM, transferência de outra instituição ou a segunda graduação para quem já possui um diploma do ensino superior.