/ Notícias / Cursos da área de tecnologia da UCPel são conceito 5 no MEC
Cursos da área de tecnologia da UCPel são conceito 5 no MEC

O trabalho realizado em quatro cursos da área de tecnologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebeu reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). Os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Redes de Computadores; Gestão e Tecnologia da Informação e Engenharia Elétrica receberam conceito 5, nota máxima concedida pelo órgão federal.

Os indicadores de qualidade do MEC avaliam dimensões que englobam a organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e a infraestrutura dos cursos. A obtenção da nota máxima eleva o curso a um patamar de excelência. “O conceito 5 reflete o compromisso com uma formação de qualidade e voltada ao mercado de trabalho”, indica a diretora de educação a distância, Patrícia Giusti.

Corpo docente capacitado, atividades inovadoras realizadas no curso, bem como a oferta de diversos projetos de extensão aos alunos foram pontos fortes na atribuição da nota aos cursos, conforme relata o coordenador dos cursos, Leandro Pieper. Ajustes realizados nos projetos pedagógicos dos cursos levando, inclusive, as necessidades apresentadas pelos alunos em conta, também contribuíram para a nota de excelência, pontua Pieper.

Sequência nos estudos na UCPel

Uma grande oportunidade aos graduados nos cursos de tecnologia da UCPel é a chance de dar continuidade aos estudos em sua área, seguindo na mesma instituição. O Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação (MEEC) conta com três linhas de pesquisa: sistemas computacionais embarcados e distribuídos; sistemas eletrônicos integrados e métodos, materiais e aplicações da radiação para saúde e eletrônica.

Dar sequência em sua formação educacional sem a necessidade de buscar outra Universidade é de grande importância, evidencia Pieper. “Os alunos já possuem familiaridade com os professores, muitas vezes são os mesmos da graduação”, expõe. “Já na graduação é possível verificar o que está sendo pesquisado em suas áreas; até mesmo, se o aluno tem uma ideia, ela pode ser desenvolvida junto aos docentes para que no mestrado o trabalho tenha continuidade”, conclui.

O processo seletivo para o MEEC está acontecendo. Interessados podem conferir as formas de ingresso e a documentação necessária através do edital disponível no site da UCPel.

Redação: Caroline Albaini