O Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) é um dos organizadores do curso on-line “Pandemia, Colonialismo e o Sul Global: reflexões atuais para alternativas futuras”. A partir de sete encontros, programados para ocorrer de 17 de abril a 27 de maio, será feita uma análise sobre como a pandemia provocada pelo novo coronavírus pode causar aprofundamento da crise social-civilizatória.
Semanalmente, sempre às 16h através da página https://fb.me/pandemiacolonialismo será debatida uma temática. A primeira delas, no dia 17 de abril, vai tratar sobre a Amazônia e a violação de seu território e de modos de vida. No dia 24 de abril, terá destaque a defesa dos direitos humanos, falência do Estado e violência sem limites. Em 29 de abril terá foco o contextos africanos resistências face a ameaças globais.
Para o mês de maio, dia 6, o tema será as outras economias como estratégia a um capitalismo sem alternativas; na semana seguinte, 13, volta o olhar para o Cerrado - territórios e violações de modos de vida; dia 20 será analisado os contextos latino-americanos e resistências; finalizando a atividade, no dia 27, o tema será a experiência brasileira e outras economias como estratégia ao capitalismo.
Além da professora Aline Mendonça, do PPGPSDH da UCPel, são responsáveis pela atividade Élida Lauris (Terra de Direitos), Maurício Hashizune (UFT) e Vico Melo (UNILAB). Participarão dos debates mais de 20 convidados. Mais informações sobre o curso on-line estão disponíveis no site.
Redação: Rita Wicth - MTB 14101