/ Notícias / Curso de Psicologia da UCPel completa 40 anos
Curso de Psicologia da UCPel completa 40 anos
25.06.2013 | 18:12 | #psicologia
Curso de Psicologia da UCPel completa 40 anos
Nos 40 anos do curso de Psicologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), comemorados no dia 25 de junho – data de aprovação pelo Conselho Universitário -, teoria e prática sempre andaram juntas. Aliadas aos serviços prestados à comunidade, contextualizam o conhecimento e ainda oferecem atendimento para cerca de 30 mil pessoas usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) por ano.

O Serviço de Psicologia é compreendido como conjunto de projetos, cenários e serviços que buscam integrar as ações de ensino, pesquisa e extensão. Os 300 alunos do curso, a partir do terceiro semestre, já estão envolvidos em algum processo de observação, e, até o décimo, terão passado por atendimentos em diferentes níveis de complexidade em saúde mental (atenção básica, atenção especializada e alta complexidade).

Essa conquista de manter uma relação estreita com a comunidade é um trabalho que vem desde os tempos da criação do curso, quando muitas atividades de extensão já eram realizadas mas ainda não contabilizadas, explica a coordenadora do Serviço de Psicologia, professora Maria Clara Salengue. “O curso sempre buscou atualização com o passar dos anos e nos adequamos às novas diretrizes nacionais para sistematizar espaços por níveis de atenção”, explica.

Com serviços desenvolvidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos bairros Fátima e Pestano, no Campus da Saúde Dr. Franklin Olivé Leite, na Clínica Psicológica, no CAPS Escola e no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), acadêmicos e professores do curso ainda têm atuação junto às escolas, prestam assessoria a diversas empresas da comunidade, mantendo também uma relação bastante próxima com os gestores municipais no sentido de apoio a projetos especiais.

Para professora Maria Clara, o diferencial do profissional formado pela UCPel está justamente nessa relação estreita entre currículo e serviços para a comunidade. “Não tem como formar um psicólogo só em sala de aula. A formação precisa ser também prática”, diz.

Números
Muito além de números, cada atendimento prestado mais do que reverter em conhecimento para os acadêmicos da UCPel, converte, principalmente, em qualidade de vida para a população. A Católica foi uma das primeiras instituições de ensino do Estado em aliar teoria e prática através do serviço psicológico. O pioneirismo nas formas de atuação do curso também pode ser conferido na gestão compartilhada entre UCPel e Prefeitura de Pelotas no CAPS-Escola, que ainda hoje continua sendo o único do tipo a prestar serviço ligado à rede de atendimento do município.

Os números oficialmente contabilizados a partir do ano de 2006 demonstram que a cada ano o número de atendimentos fica em torno de 25 a 30 mil pessoas. O Serviço de Psicologia da UCPel atua como gestor de um conjunto de ações, desenvolvidas em locais como a Clínica Psicológica, que oferece atividades ligadas a psicoterapia individual, aos problemas de aprendizagem, a avaliação psicológica, aos grupos de orientação à pais e as reuniões administrativas.

No CAPS ESCOLA, as ações realizadas são oficinas, grupos, atividades sócio-culturais, reuniões, entre outras, envolvendo 80 acadêmicos somente do curso de Psicologia. Já nas UBS do Fátima e Pestano, além do atendimento inicial como objetivo acolher o usuário que procura atendimento psicológico, 51 acadêmicos também realizam estudo da comunidade, onde através da construção de um olhar que contemple as especificidades locais, regionais, culturais, políticas e econômicas para promover  o conhecimento dos dados epidemiológicos de atenção em saúde.

Ainda presta atendimento psicológico, através de estudantes, o HUSFP, visando prestar assistência psicológica acompanhada da atualização constante de conhecimento sobre a prática psicológica no Hospital e o Campus da Saúde Dr. Franklin Olivé Leite, que oferecem projetos para grupo de gestantes, plantões da Pediatria, Ginecologia e no Grupo de Sala de Espera da Ginecologia.

* Na foto, o CAPS Escola, um dos espaços de atuação do curso.