/ Notícias / Curso de Odontologia da UCPel obtém nota máxima do MEC
Curso de Odontologia da UCPel obtém nota máxima do MEC
05.05.2022 | 11:11 | #odontologia
Curso de Odontologia da UCPel obtém nota máxima do MEC

O curso de Odontologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) foi avaliado com o conceito 5 (máximo) pelo Ministério da Educação (MEC). Idealizado a partir de um projeto inovador, privilegia em seu currículo mais de 50% da carga horária para atividades práticas. A graduação também conta com projetos de ação extensionista, responsáveis por mais de 5 mil atendimentos odontológicos ao ano. 

De acordo com a coordenadora do curso, professora Patrícia Guerreiro, a nota consolida a proposta apresentada pela UCPel à comunidade. “O curso já tinha obtido a nota 5 durante o processo de autorização. Após seis anos e três turmas de egressos, ratifica a qualidade do nosso trabalho”, diz.        

A avaliação, realizada in loco por professores do  Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), destacou a vivência prática disponibilizada aos alunos como diferencial. Além dos atendimentos odontológicos feitos em três clínicas, o grupo de estudantes atua em diversas ações extensionistas desde o primeiro semestre do curso.

Também foram mencionadas como destaque as metodologias  de ensino-aprendizagem inovadoras, como laboratórios e ferramentas tecnológicas, que disponibilizam aos alunos acesso às imagens digitais e modelos 3D, por exemplo. Ainda, foi citada a qualidade do corpo docente devido aos currículos na área de pesquisa e atuação no mercado de trabalho.   


Laboratórios de ensino     

As três clínicas odontológicas, localizadas no Campus da Saúde, recebem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Os alunos do curso são os responsáveis pelos procedimentos, que incluem cirurgias de maior complexidade, como extração de siso e reabilitação protética. Da mesma forma, prestam atendimentos odontológicos básicos, como limpeza, tratamento de canal e restaurações. 

O curso conta ainda com laboratório de ponta, como o de Práticas Odontológicas. São 24 simuladores que possibilitam aos estudantes de praticarem diversas manobras odontológicas antes dos atendimentos aos pacientes. 

 

Celebração da nota máxima 

Para o reitor da UCPel, José Carlos Pereira Bachettini Júnior, a nota máxima do MEC coloca a UCPel no mais alto patamar na área da saúde. “Um curso dessa qualidade colabora com nossa região para a melhoria curativa e preventiva da saúde bucal de nossa população”, diz. 

Já para o pró-reitor acadêmico da UCPel, professor Ezequiel Megiato, a proposta diferenciada do curso perpassa os eixos ensino, pesquisa e extensão, incluindo uma quarta, a inovação. “A nota 5 atesta a efetividade de um plano e de um projeto pedagógico exitoso”, comenta. 

Na avaliação da professora Patrícia, a estrutura curricular da Odontologia aplica a missão da UCPel: formar seres humanos e profissionais éticos, competentes, conhecedores da realidade da comunidade de Pelotas e Região e voltados para as demandas desta comunidade. 


Redação: Rita Wicth - MTB 14101 

 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?