/ Notícias / Curso de Odontologia da UCPel comemora mês do idoso com ação no Cetres
Curso de Odontologia da UCPel comemora mês do idoso com ação no Cetres
23.10.2019 | 18:29 | #odontologia
Curso de Odontologia da UCPel comemora mês do idoso com ação no Cetres

O Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade da Universidade Católica de Pelotas (Cetres/UCPel) receberá, nesta sexta-feira (25), atividade em comemoração ao mês do idoso. Orientações sobre saúde bucal e autoestima estão previstas na ação promovida pelo curso de Odontologia. A atividade ocorrerá a partir das 14h, na sede do Cetres, localizada no Instituto de Menores Dom Antônio Zattera.

Através de dinâmicas, os acadêmicos da disciplina de Odontologia em Saúde Coletiva, coordenada pela professora Beatriz Bidigaray, irão abordar assuntos referentes ao cuidado com a saúde bucal na terceira idade. A ideia, segundo o acadêmico Leonardo Alves, é conhecer a percepção dos idosos sobre o assunto, contribuindo para a prevenção de determinadas situações, como a sensibilidade.

Na terceira idade, conforme destaca ele, inúmeras questões precisam ser levadas em consideração, como o tipo de escova utilizada, os cuidados com próteses e medicamentos que podem ocasionar xerostomia (diminuição da saliva na boca). De acordo com ele, é importante atentar para os cuidados específicos de cada ciclo da vida. “No semestre passado trabalhamos com as crianças. E agora atuaremos junto aos idosos, porque na maturidade as pessoas também têm muitas dúvidas”, complementa o acadêmico.

Além de autoestima, que também será tratada na atividade, os acadêmicos ainda trabalharão a questão da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, em alusão ao Outubro Rosa. Conforme lembra Leonardo, esse cuidado deve ser reforçado na faixa etária alvo da ação. “Vamos realizar atividades interativas, estimulando a adesão dos idosos e o esclarecimento de dúvidas”, complementa.

Redação: Manuelle Motta