/ Notícias / Curso de Moda da UCPel trabalha nova perspectiva para Campanha do Agasalho
Curso de Moda da UCPel trabalha nova perspectiva para Campanha do Agasalho
14.05.2014 | 18:41 | #tecnologia-em-design-de-moda
Curso de Moda da UCPel trabalha nova perspectiva para Campanha do Agasalho
Jornais, revistas, plásticos, plástico bolha, sacos de lixo, papel Kraft e fita adesiva colorida foram transformados em roupas. As alunas do terceiro semestre do curso de Design de Moda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) confeccionaram peças de materiais alternativos para a Campanha do Agasalho da Empresa Concessionária de Rodovias do Sul (Ecosul). As peças foram criadas sob a temática da Campanha Não deixe o frio virar moda neste inverno e ficarão expostas em pontos de arrecadação dando ênfase à doação de roupas, calçados e cobertores. O lançamento da Campanha do Agasalho será nesta quinta-feira (15), às 15h, no Saguão do Campus I, onde haverá a divulgação do trabalho das alunas.

As peças foram elaboradas na disciplina Oficina de Novos Produtos, que tem como objetivo proporcionar às estudantes a confecção de objetos, roupas e acessórios diferenciados. Na disciplina, participam dez alunas que foram divididas em grupos para a elaboração da proposta. Durante três aulas foram preparados os esboços dos croquis, realizadas pesquisas de conceitos e apresentadas às professoras. As aprovadas então começaram a ser confeccionadas.

Como as alunas estão em um semestre inicial, ainda não tiveram contato com a costura. Essa foi a primeira atuação das estudantes com a confecção de peças completas, com a costura e com o material, comenta a coordenadora do curso de Design de Moda, Tereza Duarte.

A professora da disciplina, Francys Saleh, conta que o grupo trabalhou com materiais mais frágeis e precisou criar alternativas para o tratamento de superfícies para manter as peças durante o período de exposição. Utilizaram cola, tinta e resina para proteger os materiais, principalmente da umidade que existe em Pelotas.

A professora Tereza ainda destaca a importância acadêmica que o projeto proporcionou. “Primeiro pelo desafio. E também pela oportunidade de se qualificar e de lidar com prazos, já que isso é uma realidade do mercado”. E ainda ressalta a visibilidade de expor para além do espaço da Universidade que ganharam com a Campanha.

As peças ficarão expostas nos pontos de arrecadação até o dia 19 de maio. No dia 20, elas serão levadas para receberem destaque no Parque do Sesi, local do evento de encerramento da Campanha.

A Campanha
A Campanha do Agasalho da Ecosul tem o objetivo de promover a solidariedade e estimular a doação aos mais necessitados. Para facilitar a participação do público, serão instalados pontos de arrecadação na loja Hercílio Esquina, no Shopping Pelotas e no Campus I da UCPel. As peças arrecadadas serão distribuídas à entidades e comunidades da cidade e região.

A campanha conta com um evento de encerramento, onde artistas locais e estaduais participam voluntariamente. Este ano o evento será realizado no Parque do Sesi e a entrada será um quilo de alimento não perecível. A arrecadação será revertida ao Banco de Alimentos de Pelotas. A expectativa é de que sejam arrecadadas cerca de 12 mil peças de roupas e cinco toneladas de alimentos.