O curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) iniciou uma parceria com o Comitê de Desenvolvimento do Loteamento Dunas (CDD Dunas) para a realização de atividades extensionistas, de ensino e de pesquisa desenvolvidas pelo curso por meio da Unidade Curricular Extensionista III (UCEx- III) com os alunos do 3° ano.
Ao longo de duas semanas, a parceria promove diversas atividades de promoção e educação em saúde. No sábado (22), na sede do CDD Dunas, ocorreu a apresentação da equipe organizadora do CDD juntamente com os estudantes de Medicina, primeira atividade antes do início dos serviços do projeto. O objetivo da iniciativa é compreender de que forma as organizações coletivas e populares podem auxiliar na promoção da saúde e no combate a vulnerabilidades.
Carla Ávila, professora e coordenadora da disciplina, conta que o projeto é importante para a universidade pois realiza ações de forma construtiva, elaborada e coletiva para a população. “Faremos um reconhecimento de território, além de um diálogo com as lideranças, para uma escuta ativa e cuidadosa com as famílias”, destaca. Para os alunos, objetiva-se o crescimento pessoal, ético, humanizado e empático, feito por meio do vínculo com a comunidade.
Redação Vanessa Ferro