/ Notícias / Curso de Medicina cria Liga Acadêmica em Dermatologia
Curso de Medicina cria Liga Acadêmica em Dermatologia
11.03.2021 | 11:31 | #medicina
Curso de Medicina cria Liga Acadêmica em Dermatologia

Acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) interessados em aprofundar conhecimentos na área de doenças de pele terão um novo espaço: a Liga Acadêmica de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica (LADERMA). Fundada no final de 2020 por estudantes do curso, o grupo abrirá em breve inscrições para participação de novos integrantes.  

Com coordenação da professora atuante no Ambulatório de Dermatologia da UCPel, Joice Göebel, a Liga já planeja ações voltadas à comunidade. Uma delas, contemplará crianças com dermatite atópica. A outra, será uma campanha de conscientização sobre o câncer de pele em dezembro. 

“Se a pandemia permitir, pretendemos fazer um mutirão de atendimentos, visando detectar e tratar lesões malignas e pré-malignas”, adianta a docente. Também consta no cronograma a realização de atividades científicas, com publicações de trabalhos em congressos, e a elaboração de um guia prático com as dermatoses mais comuns encontradas em pacientes atendidos por Unidades Básicas de Saúde. 

 

Seleção e participação 

Interessados em participar precisam estar matriculados no curso de Medicina da UCPel a partir do segundo ano da graduação. O edital com todas as informações será lançado em breve. O período de inscrições ocorrerá de 12 a 31 de março e a prova será aplicada no dia 5 de abril. 

De acordo com a professora, a participação dos alunos na liga contribui para o aumento do conhecimento sobre dermatologia ainda durante a graduação. “Isso é importante  não só para futuros dermatologistas, mas também para que durante o estágio e a especialização em outras áreas o acadêmico possa reconhecer e saber manejar as doenças de pele mais comuns”, destaca.

Os encontros da Liga serão quinzenais e realizados através de plataforma digital devido o atual momento da pandemia do novo coronavírus. As aulas serão  ministradas por professores e alunos, conforme cronograma estabelecido.


Fundadores

A Liga foi criada pelas acadêmicas Ana Paula Porto, Luana Gomes, Alice Gonçalves, Julia Colvara, Camila Lavarda, Bruna Vilani e Fernanda Franz, sob coordenação da professora Joice Göebel. O grupo ainda conta com a colaboração do professor convidado Ralph da Rosa, também atuante no Ambulatório de Dermatologia, e do professor Hiram Larangeira.

 

Redação: Rita Wicth - MTB 14101

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?