/ Notícias / Curso de Medicina aprova criação da Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica
Curso de Medicina aprova criação da Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica
03.09.2020 | 16:53 | #medicina
Curso de Medicina aprova criação da Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica

O curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) aprovou a criação da Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica (LACIRP). O projeto é composto por acadêmicos e planeja desenvolver um processo seletivo em março de 2021. Também estão previstos eventos científicos, atividades de extensão e atividades junto à comunidade, sendo a primeira delas uma aula virtual aberta, sobre prevenção ao câncer de mama, integrando o Outubro Rosa.

Conforme explica a acadêmica Vanessa Catto, presidente da LACIRP, o principal intuito é valorizar o trabalho do profissional da área de reconstrução. “Nossa liga pretende abordar os diversos procedimentos da cirurgia plástica, cujo objetivo visa promover uma melhor satisfação e qualidade de vida para o paciente”, conta.

Além de Vanessa, outros cinco acadêmicos compõem a lista de membros fundadores. São eles: Marco Antônio Loch (vice-presidente), Gilda Abib Halal (tesoureira), Guilherme Kirst (secretário), Viviane Viziolli (diretora científica e de extensão) e Hyngrid Sousa (diretora de comunicação).

Com o auxílio do professor orientador Eduardo Machado, estão previstos projetos científicos e atividades de extensão. O primeiro deles terá como foco o Outubro Rosa e a detecção precoce do câncer de mama. “Em vista do momento que estamos passando por causa da pandemia, essa atividade será realizada em formato de uma aula aberta através das nossas redes sociais”, explica a presidente da LACIRP.

Para o ano que vem, algumas pautas já estão sendo estudadas. A Liga se organiza para realizar uma campanha do Junho Laranja, abordando os tipos de queimaduras e como prevení-las. Também está nos planos desenvolver eventos científicos e atividades na comunidade através de jornadas, congressos e workshop de técnicas cirúrgicas.

Processo seletivo

O processo seletivo para ingresso na LACIRP está previsto para ocorrer em março de 2021 através de prova e entrevista presenciais, selecionando alunos a partir do segundo ano da graduação. Após o processo, os encontros serão quinzenais. O professor Eduardo Machado participa como orientador e, ocasionalmente, haverão outros professores convidados.

Redação por: Rafael Mirapalheta