/ Notícias / Curso de Letras ajuda a reescrever o futuro através do Pibid
Curso de Letras ajuda a reescrever o futuro através do Pibid
26.06.2013 | 10:08 | #letras
Curso de Letras ajuda a reescrever o futuro através do Pibid
O curso de Letras é uma das cinco licenciaturas da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) que está vinculada ao Projeto Humana Docência: essencial!, proporcionado pelo Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) do Governo Federal. A constante troca de saberes, motivada por uma relação dialógica entre acadêmicos da UCPel e alunos de 5ª a 8ª séries da Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Anchieta e da Escola Municipal Dr. Joaquim Assumpção, contribui para o crescimento de todos os envolvidos no processo de aprendizagem.

Mesmo sendo aplicados em locais de ensino distintos, os projetos de alfabetização promovidos pelos estudantes da UCPel possuem um foco em comum: não apenas ensinar, mas também aprender com os educandos. A proposta é diferenciada. Atividades lúdicas, oficinas literárias e momentos de leitura convergem, sobretudo, para a inclusão social.

As estudantes Tássia Guimarães Funari e Thais Andrade de Souza, ambas do 7° semestre, sabem muito bem como funciona esse processo. Temáticas delicadas, como os problemas ocasionados pelo uso das drogas, são tratadas abertamente nas salas de aula da 5ª e 7ª séries da Escola Padre Anchieta. O mundo dos pequenos está inserido em realidades díspares. Se, por um lado, é preciso refletir sobre problemas de saúde pública e violência, de outro, também é necessário não deixar de “ser criança”. Por isso, no dia 06 de junho, aproveitando a comemoração da Festa Junina, as acadêmicas do curso de Letras resolveram articular o significado da data com atividades voltadas ao processo de alfabetização.

“Em síntese, o objetivo é contribuir para a formação crítica dos alunos”, explica Thais. A acadêmica destaca que estar envolvida nesse contexto também incentiva a troca com outros colegas. “Os alunos da escola Padre Anchieta são oriundos de comunidades muito carentes. Antes de propor alguma dinâmica nova é preciso compartilhar experiências para descobrir algo próximo da realidade em que vivem”, pontua.

A certeza da escolha profissional
Um outro grupo de acadêmicos – composto pelos estudantes Marcos Godoi, Ana Mar Rosa, Paula Peters e Jordhana Batista -está passando por uma experiência semelhante a das colegas do 7° semestre. Desde agosto de 2012, alunos da 6ª, 7ª e 8ª séries da escola Dr. Joaquim Assumpção estão construindo diversas propostas inclusivas. Festa da Páscoa, seminários (destacando o poeta pelotense Lobo da Costa), Mãe em Versos (produção de poemas dedicados às mães), aulas de reforço, grupo de teatro - entre outros eventos – fazem parte da rotina das crianças assistidas pelo Pibid.

Nesta quarta-feira (26), iniciam duas novas atividades: o Recreio Dirigido e o Clube da Troca. O primeiro é um jogo de perguntas e respostas, tratando de conhecimentos gerais; já o segundo tem a proposta de proporcionar aos alunos uma verdadeira troca. “O que não servir para um, pode servir para outro”, explica o estudante do 4° semestre, Marcos Godoi. Mas as atividades viabilizadas pelos acadêmicos não param por aí. De agosto a outubro, ocorrerá a Gincana das Cores, envolvendo alunos de todas as turmas de 5ª a 8ª séries. A intenção é arrecadar brinquedos usados, material de higiene pessoal e alimentos não perecíveis.

Ao falar da sua experiência no projeto, a estudante Paula Peters revela que, quando ingressou no curso de Letras, estava um pouco em dúvida se realmente seguiria a carreira de professora. Contudo, ao pisar em uma sala de aula pela primeira vez, a dúvida se transformou em certeza. “A cada dia é um novo aprendizado, uma conquista, uma emoção. O Pibid é uma oportunidade única e incrível”, ressalta a acadêmica.