O Programa de Atenção à Saúde Materno Infantil da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promoverá ao longo deste mês atividades alusivas a Campanha Nacional do Agosto Dourado, que pretende sensibilizar sobre a importância aleitamento materno. A principal atração do cronograma é o curso de extensão voltado a alunos e profissionais da área.
A capacitação conta com cinco encontros virtuais e abordará temas relacionados ao período de gestação, puerpério e aleitamento, bem como os primeiros meses de vida do bebê. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do site até o dia 19 de agosto, com o investimento de R$20.
O primeiro encontro ocorrerá no dia 20, às 17h30, com o tema “Amamentação e Vínculo”. Nas semanas seguintes tratará assuntos técnicos como a Introdução Alimentar e Aspectos Alimentares na Gestação, Saúde Bucal nos Primeiros 1000 Dias de Vida e Uso de Medicamentos na Gestação e Lactação.
Além disso, um dos encontros abordará o tópico Comunicar no Aconchego, em que debaterá a importância do acolhimento às mães e boas práticas para o atendimento materno-infantil nesta fase. “Às vezes o profissional domina perfeitamente a técnica mas não consegue se comunicar com as mães de forma assertiva, transmitindo corretamente as informações. São momentos que exigem cuidado, pois vamos lidar com pessoas com diferentes características e enfrentando as mais diversas situações”, pontua o coordenador do projeto Aconchego, professor Daniel Schuch.
O Agosto Dourado também ganhou destaque nas lives do Quartas da Extensão – encontros virtuais semanais da UCPel que apresentam ações da extensão e seus impactos na comunidade. O Projeto Aconchego abordou o tema “Apoiar a amamentação para um planeta mais saudável” e o Projeto Atenção Odontológica nos Primeiros Mil Dias de Vida debateu “Afinal, por que os primeiros 1000 dias de vida são o período de ouro?”, nos dias 5 e 12 de agosto.
Além disso, está sendo desenvolvido um projeto de vivências com as professoras Lúcia Grigoletti, da Psicologia, e Cristina Porciúncula, dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, voltado à criação de materiais informativos de estímulo à amamentação nos diferentes espaços.
As atividades do Programa de Extensão visam a educação em saúde materno infantil de forma integrada e são voltadas às gestantes durante período de pré-natal, parturientes e puérperas, além de crianças de até dois anos de idade. Neste período de isolamento social, o acolhimento tem ocorrido em formato online, através de aplicativos de mensagem. Os acadêmicos são permanentemente capacitados para esses atendimentos e interagem diretamente com as mães.
Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) é um selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Unicef e pela Organização Mundial de Saúde.
O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) possui o selo há mais de 10 anos, respeitando todos os critérios como o cuidado humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto - permitindo um acompanhante de sua livre escolha, garantindo o livre acesso e permanência dos pais junto ao recém-nascido internado e cumprindo a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL). Os colaboradores que atuam direta e indiretamente no ciclo mãe/bebê são capacitados anualmente sobre o IHAC, neste ano a atualização ocorrerá em formato virtual entre os meses de agosto e setembro.
Diante da impossibilidade de promover palestras devido a pandemia, o Núcleo de Aleitamento Materno do HU reforçará durante este mês os atendimentos individuais nos ambientes de Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal e Semi Intensiva orientando mães e pais dos bebês internados. Em muitos casos os bebês permanecem por longos períodos nestas unidades hospitalares, sem que possam ser amamentados diretamente, devido ao quadro de saúde. A produção de leite dessas mulheres diminui em alguns casos e para ajudá-las nesse momento o hospital proporciona uma rede de apoio com profissionais capacitados. Dados do Ministério da Saúde revelam que nascer em Hospital Amigo da Criança faz diferença nos indicadores de aleitamento materno.
20/08 às 17h30
Amamentação e vínculo mãe-bebê
Professora Karen Carvalho, da Enfermagem, e Lúcia Grigoletti, da Psicologia
27/08 às 17h30
Introdução alimentar e aspectos alimentares na gestação
Nutricionista NASF-AP, Nathalia Maas.
03/09 às 17h30
Saúde bucal nos primeiros 1000 dias de vida
Professora Luísa Jardim, da Odontologia
10/09 às 17h30
Comunicar no Aconchego
Professora Cristina Porciúncula, da Comunicação Social, e Professor Daniel Botelho, da Pedagogia
17/09 às 17h30
Uso de medicamentos na gestação e lactação
Professores Marcos Straliotto e Daniel Schuch
Redação: Mariana Santos