/ Notícias / Curso de extensão da UCPel aborda questões sobre violência contra a mulher
Curso de extensão da UCPel aborda questões sobre violência contra a mulher

Para chamar a atenção sobre a importância do engajamento social no enfrentamento da violência contra a mulher, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) convida para curso de extensão on-line com transmissão pelo YouTube. Dividido em seis encontros, temas como violência estrutural, rede de apoio às mulheres vítimas de violência, tipos de violência existentes, movimentos de emancipação feministas, por exemplo, serão tratados.

Organizado pelo Programa de Extensão em Formação para a Cidadania Ativa e a Transformação Social da UCPel, a capacitação foi idealizada devido a percepção do crescimento desse tipo de violência no período da pandemia da Covid-19.

“Mesmo que alguns índices apresentem decréscimo, sabe-se que a pandemia têm contribuído para o agravamento da situação de mulheres que sofrem violência, especialmente pela dificuldade de deslocamento para fazer a denúncia”, explica a coordenadora do programa, professora Vini Rabassa da Silva.

Em um primeiro momento, o curso seria destinado somente aos inscritos com a oferta de 250 vagas. Devido a procura, no segundo dia, a organização já tinha recebido 264 inscrições, incluindo de pessoas de outros estados. “Optamos por encerrar as inscrições e disponibilizar a transmissão síncrona via YouTube da UCPel”, explica a docente.

Conforme a professora Vini, ações como esta contribuem para a conscientização sobre os conflitos que envolvam mulheres em situação de violência física, psicológica, moral, patrimonial e institucional. “A violência existe não só porque existem homens violentos, mas também porque existe uma estrutura social repassada por gerações", diz.

Participação e programação

A primeira atividade do curso ocorrerá no dia 7 de agosto, às 9h, com transmissão pelo YouTube da UCPel. A data de início foi escolhida para coincidir com a criação da Lei Maria da Pena, sancionada em 2016.

Os quatro primeiros encontros da programação serão voltados à apresentação e problematização do tema. Participarão representantes de organizações institucionais e de movimentos sociais que trabalham no combate à violência contra a mulher. "Vamos apresentar os conselhos atuantes na área, as lutas travadas na criação de políticas públicas e compartilhar experiências de movimentos feministas”.

Como parte prática da atividade, os participantes serão convidados a criar manifestações de combate à violência contra a mulher a partir de filmes e documentários. No final do curso, ainda será lançada uma cartilha e criado o observatório NOSOTRAS.

Será oferecido certificado de 14h para quem participar de 75% da programação. A presença será confirmada pouco antes do término dos encontros.

MÓDULO I - Violência estrutural e tipos de violência contra a mulher

Expositora: Profa. Dra. Loiva Mara de Oliveira Machado (UFRGS/ Coletivo AYA)

Quando: 07/08/2021 (sábado), às 9h

MÓDULO II - Lei Maria da Penha como instrumento para proibir e coibir as violências contra as mulheres – Dra. Neusa Couto Ledesma – Pres. ABMCJRS/CMA/OAB