/ Notícias / Curso de Estética e Cosmética realiza oficinas de autoestima na terceira idade
Curso de Estética e Cosmética realiza oficinas de autoestima na terceira idade
14.07.2023 | 15:18 | #estetica-e-cosmetica
Curso de Estética e Cosmética realiza oficinas de autoestima na terceira idade Atendimento disponibilizado aos idosos. Foto: Bruno Bohm

Integrantes do Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade (Cetres) participaram da oficina “Estética e Cosmética para Idosos", promovida pelo curso de Estética e Cosmética da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A atividade teve como objetivo contribuir à qualidade de vida de pessoas na terceira idade através do ensino de hábitos saudáveis de autocuidado. Ao longo do mês de junho foram realizadas quatro oficinas, três no Campus I da UCPel e uma no Cetres, voltadas ao público com mais de 50 anos e abertas à comunidade.

A atividade, que faz parte da curricularização de projetos de extensão da UCPel, foi realizada com idosos vinculadas ao Cetres, projeto que tem como objetivo a promoção da saúde para pessoas na terceira idade em todas as áreas. Durante a oficina, as pessoas puderam participar de diversas estações de autocuidado, onde aprenderam com as alunas do curso sobre o consumo de água na quantidade correta, cuidados com a pele e com o cabelo, além de dicas de maquiagem. Segundo Aline Radmann, aluna do curso, o projeto foi uma forma de disseminar o conhecimento, tirar dúvidas e também um meio de “aprender com eles [idosos] de uma forma geral”.

De acordo com o coordenador do Cetres, Hartur Torres, essa é uma iniciativa de grande relevância para o público por abordar questões relacionadas à autoestima e a valorização da pessoa idosa. “São atividades que realmente mexem com a forma com que a pessoa se enxerga e isso afeta muito a qualidade de vida e o bem-estar. Existe uma grande valorização cultural da beleza de pessoas jovens, enquanto outras faixas etárias acabam sofrendo formas de discriminação”, explica o Torres.

Conforme a professora do curso de Estética e Cosmética, Patrícia Giusti, as oficinas são voltadas não somente para as questões de beleza, mas também para ensinar formas de envelhecimento saudável. “Trabalhamos com os idosos sobre o cuidado com a pele e sobre a prevenção do câncer nessa região, da hidratação como um fator importante para prevenção de diversas patologias”, explica.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), 180 mil novos casos ao ano de câncer de pele são diagnosticados no Brasil, com a parcela idosa da população sendo a mais atingida, somando 60% do total de casos. “Elas estão aprendendo também sobre cuidados capilares e das unhas. A ideia é que cada idoso saia daqui hoje com um pouquinho mais de informação e que eles consigam criar hábitos saudáveis e a partir disso exercê-los no seu dia a dia para melhorar sua qualidade de vida”, complementa Patrícia.

Para a participante do Cetres, Silma Borges, de 72 anos, a experiência foi muito positiva. “Às vezes a gente não se liga muito para certos cuidados e conversando com a moça eu aprendi bastante. Para mim, todas as oficinas foram úteis, a que eu mais gostei foi a que eu aprendi que faço uma coisa que não deveria, lavar o cabelo com água muito quente. Isso é uma das coisas que eu vou evitar devido a moça ter me explicado que por conta disso o meu cabelo fica rebelde”.

A ação foi desenvolvida pela coordenadora do curso, Bruna de Oliveira, e pela professora Patrícia Giusti, como uma forma de proporcionar experiência prática para os alunos da Estética e Cosmética, um contato com seu futuro mercado de trabalho.

Redação: Letícia Vieira