/ Notícias / Curso de Engenharia Civil tem novo coordenador
Curso de Engenharia Civil tem novo coordenador
13.07.2020 | 17:43 | #engenharia-civil
Curso de Engenharia Civil tem novo coordenador

A partir deste segundo semestre letivo de 2020, o curso de Engenharia Civil da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) conta com um novo coordenador. O professor Marco Antônio Lhullier Moreira está à frente da graduação com o objetivo de promover uma gestão participativa. “Sempre ouvindo os colegas, tanto professores quanto alunos, a fim de atender metas e prazos de uma série de atividades que temos para desenvolver”, adianta.

Moreira possui uma trajetória profissional de forte vínculo com a UCPel. “Me formei na Católica, fiz estágio, fui funcionário, depois professor e gestor do Escritório Modelo de Engenharia e Arquitetura. Gosto muito do curso e tinha vontade de assumir a coordenação”, comenta.

O professor acredita que uma das prioridades em seu planejamento de ações é adaptar o curso ao novo perfil de engenheiro civil, proposto pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE) e com foco no desenvolvimento de competências e habilidades. “Não é mais aquele profissional que apenas resolve o problema. É preciso ouvir a sociedade, saber trabalhar em grupo, buscar conhecimentos em outras áreas...”, explica.

Para Moreira, é um momento de transformação e, para acompanhar as mudanças, será preciso utilizar novas metodologias de aprendizagem, inclusive através da interdisciplinaridade e maior aproximação da comunidade local. Tais ações serão intensificadas por meio de projetos de extensão.

Experiência

Marco Antônio Moreira ingressou no corpo docente da UCPel em 1998 e, desde então, já lecionou nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Arquitetura e Urbanismo. Foi coordenador do Escritório Modelo de Engenharia e Arquitetura da UCPel no período de 2012 até 2019.

Redação: Max Cirne