/ Notícias / Curso de Enfermagem integra ação do Dia Mundial de Luta contra a Aids
Curso de Enfermagem integra ação do Dia Mundial de Luta contra a Aids
29.11.2021 | 11:48 | #enfermagem
Curso de Enfermagem integra ação do Dia Mundial de Luta contra a Aids

O curso de Enfermagem da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) fará testagem de HIV no Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro. A ação, realizada conjuntamente com a Prefeitura Municipal de Pelotas e Universidade Federal de Pelotas (UFPel), ocorrerá das 13h às 19h no Largo do Mercado Público.

Além de testagem rápida, a iniciativa pretende conscientizar a população sobre o vírus do HIV (Imunodeficiência Humana) e a doença que provoca, a Aids. “Também haverá distribuição de panfletos e preservativos na ação”, completa a professora do curso de Enfermagem da UCPel, Greice Matos.

O evento conta com a parceria dos projetos de extensão O Cuidado é o Segredo da UCPel, Posithives da UFPel, da Rede de Doenças Crônicas Transmissíveis Prioritárias e da Rede de Equidades da Prefeitura de Pelotas

Data para promover a conscientização

O dia 1° de dezembro é considerado o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Conforme a professora do curso de Enfermagem, Cândida Rodrigues, a data tem por objetivo alertar toda a sociedade sobre a doença.

A Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV é a sigla em inglês). Esse vírus ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças.

A prevenção passa por manter relação sexual sempre com o uso de preservativo; optar por agulhas e seringas descartáveis; utilizar luvas para contato com sangue e fluidos corporais; não usar piercings e alicates de unha sem esterilizá-los.

Diagnóstico e tratamento

Para diagnóstico é necessário fazer o teste. A professora Cândida frisa que conhecer o quanto antes a sorologia positiva para o HIV aumenta muito a expectativa de vida de uma pessoa que vive com o vírus. “Quem se testa com regularidade, busca tratamento no tempo certo e ganha muito em qualidade de vida”, diz.

O uso regular dos medicamentos faz com que a pessoa infectada tenha uma vida normal e saudável. Além disso, também é importante seguir as recomendações médicas, comparecer às consultas, manter uma boa alimentação e praticar exercícios físicos.

O tratamento também evita o surgimento de doenças oportunistas, como a tuberculose, pneumonia, entre outras. Quando o paciente soropositivo desenvolve a aids significa que o seu sistema imunológico já está bastante comprometido. “Por isso, é essencial fazer escolhas saudáveis para que se possa viver com mais qualidade de vida”, finaliza a docente.

Redação: Rita Wicth - MTB 14101