/ Notícias / Curso de Design de Moda da UCPel promove gincana solidária
Curso de Design de Moda da UCPel promove gincana solidária
20.04.2018 | 10:01 | #tecnologia-em-design-de-moda
Curso de Design de Moda da UCPel promove gincana solidária
Para entrar no clima do Fashion Revolution 2018, o curso de Design de Moda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promove até o dia 27 de abril uma gincana sustentável e solidária. Nove grupos formados por acadêmicos de diversos semestres terão como meta a produção do maior número possível de cobertores. Além da quantidade, funcionalidade e design serão quesitos avaliados nas peças confeccionadas a partir de retalhos.

A ideia de promover a gincana paralelamente a realização do Fashion Revolution 2018 é de possibilitar maior integração entre estudantes. Também chamar a atenção para o verdadeiro custo da moda e seu impacto em todas as fases do processo de produção e consumo.

Conforme a professora Ana Luiza Timm Soares, as gincanas propostas pelo curso têm viés social. “Buscamos inspiração para esta edição na bandeira de retalhos utilizada para divulgação do evento mundial que prega a moda sustentável”, explica. Todos os cobertores confeccionados serão doados para a comunidade carente.

Escolha dos retalhos, costura, harmonia de cores e formatos, definição do material adequado para proporcionar aquecimento serão alguns dos desafios enfrentados. Entretanto, a troca de conhecimentos entre acadêmicos de diferentes semestres e a realização do trabalho em equipe será um estímulo para o cumprimento da tarefa dentro de cinco dias.

A forma como os cobertores serão doados ainda não foi definida, mas certamente as peças serão utilizadas para amenizar o frio de pessoas em situação de vulnerabilidade social, friza a coordenadora da graduação, professora Lilian Fetzer. O grupo com maior produção de cobertores será premiado com vales de workshops online da EnModa.

A gincana ocorrerá no mesmo período do Fashion Revolution em Pelotas, proposto para acontecer em diversos pontos da cidade entre os dias 24 e 28 de abril. Como participante do evento, a UCPel receberá no dia 26 de abril, às 14h, um workshop sobre moda e sustentabilidade.

Mais informações sobre o Fashion Revolution em Pelotas estão disponíveis através deste link

Sobre o evento

Criado em 2013, o Fashion Revolution é um evento mundial que tem o objetivo de conscientizar o verdadeiro custo da moda e seu impacto em todas as fases da produção e do consumo. A ação quer incentivar as pessoas a refletirem sobre a produção completa da peça, desde o agricultor que cultiva o algodão, até a compra que é o último passo da jornada. O movimento foi idealizado por um conselho global de líderes da indústria da moda sustentável depois do desabamento do Edifício Rana Plaza em Bangladesh no dia 24 de abril de 2013, que deixou mais de mil mortos e 2,5 mil feridos.

Redação: Rita Wicth – MTB 14101