/ Notícias / Curso de Arquitetura e Urbanismo da UCPel participa de encontro na Argentina
Curso de Arquitetura e Urbanismo da UCPel participa de encontro na Argentina
24.10.2014 | 17:52 | #arquitetura-e-urbanismo
Curso de Arquitetura e Urbanismo da UCPel participa de encontro na Argentina
Cooperativismo Habitacional foi o tema da 20ª Rede Universitária de Cátedras de Vivenda (ULACAV), que nesta edição ocorreu na cidade de Mendonza, Argentina, e contou com a participação de 30 acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mais uma vez, o enfoque que as Universidades estão dando para a problemática da habitação no âmbito do interesse social foi destaque no encontro, que também contou com a presença de professores das duas Instituições de Ensino.  

Conforme do professor da UCPel, Noé Vega, o encontro foi importante por proporcionar o intercâmbio de experiências desenvolvidas por todas as Universidades que integram o evento. "O ULACAV serve para mostrar o que está sendo feito e vem dando certo, também apresentar tentativas de implantação de projetos e suas melhorias", explica.

Da UCPel, foram apresentados os projetos Casa Pallet e Regularização Fundiária de lotes localizados no bairro Dunas. Segundo o professor, foi possível identificar no encontro que a união entre poder público, Universidade e comunidade vem dando certo em Pelotas e em outras cidades. "Essa relação já é permanente em várias cidades e torna a Universidade cada vez mais comprometida com as causas sociais", diz. 

Os alunos da UCPel apresentaram trabalhos relativos a habitação e participaram de eventos paralelos no encontro, que é voltado especialmente para docentes. "O ULACAV vem ofertando cada vez mais oportunidades para estudantes por entender que a aplicabilidade dos projetos é melhorada", comenta. Para o professor, a participação de acadêmicos em eventos como o ULACAV é extremamente benéfica para a formação do aluno, pois problematiza a cidade, a habitação e suas dificuldades.

O ULACAV ocorreu no início do mês na Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Desenho da Universidade de Mendonza. A UCPel e a UFPel já sediaram duas vezes o encontro, que reúne diversas universidades latino-americanas comprometidas de forma permanente com o debate sobre a habitação social. Também participou a professora da UCPel Roberta Mecking e a professora da UFPel Nirce Medvedovski.     

Vestibular 
O curso de Arquitetura e Urbanismo está entre as 23 graduações oferecidas pela UCPel em seu Vestibular de Verão 2015, que ocorre dia 30 de novembro. As inscrições podem ser feitas pelo investimento de R$ 50,00 até 31 de outubro e até 21 de novembro, por R$ 80,00. Informações e inscrições no site do Vestibular.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?