O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) é o novo aliado da Prefeitura de Pelotas na iniciativa global URBAN 95. A proposta será a de contribuir para a criação de novos espaços dentro do planejamento urbano a partir da perspectiva de bebês, crianças pequenas e cuidadores.
Para apresentar o projeto aos acadêmicos da UCPel, o curso promove aula inaugural nesta sexta-feira (24), às 18h30, na sala 407C do Campus I. O palestrante convidado será Douglas Farias, da Metrópole 1:1. O tema da palestra será "Cultura de dados em projetos urbanos e primeira infância".
A atividade é promovida pelo Programa de Sustentabilidade no Habitat Social da UCPel e organizado pelo Estúdio+1, Urban95 e Fundação Bernard van Leer.
A iniciativa é uma parceria entre a Fundação Bernard van Leer e o Instituto Cidades Sustentáveis. Tem o objetivo de estimular e fortalecer programas e políticas públicas que aliem desenvolvimento urbano sustentável e a primeira infância no Brasil.
Pelotas foi escolhida para integrar a rede Urban95, junto de outras 23 cidades brasileiras, por se destacar em ações de inclusão direcionadas às crianças como os projetos ACT - Criando Crianças em Ambientes Seguros e Infância Protegida, ambos integrantes do Pacto Pelotas pela Paz.
A rede trabalha coletivamente compartilhando saberes e assessorando os municípios com diagnósticos locais, possibilitando ao poder público a construção de espaços urbanos que visem o crescimento saudável, a interação e a inclusão das crianças de zero a seis anos.
Redação: Rita Wicth - MTB 14101