/ Notícias / Curso capacita sobre deficiência visual
Curso capacita sobre deficiência visual
24.04.2012 | 10:10 | #pedagogia
Curso capacita sobre deficiência visual
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e a Escola Especial Louis Braille possuem uma parceria que vem gerando bons resultados para pessoas com algum tipo de deficiência visual e seus acompanhantes. Em 2010, essa união originou a criação do curso de Capacitação na Área da Deficiência Visual, o qual se repete neste ano. Totalizando 240 horas, visa formar profissionais e pessoas que têm contato com cegos ou pessoas de baixa visão para melhorar a inclusão. O curso tem previsão de início para 4 de maio, e as inscrições devem ser feitas até o dia 3, na Secretaria da Escola Louis Braille (rua Andrade Neves, 3.084).

As aulas serão realizadas quinzenalmente, sempre às sextas-feiras à noite e aos sábados, durante manhã e tarde. São três módulos ao total: o primeiro, entre 4 de maio e 25 de agosto, abordará a temática “Orientação e Mobilidade”; o segundo, entre os dias 31 de agosto e 6 de outubro, é voltado ao tema “Recursos Ópticos e Não Ópticos para Alunos com Baixa Visão e a Estimulação do Desenvolvimento Neuropsicomotor”; e o último, entre 19 de outubro e 18 de dezembro, aborda “Recursos Específicos para a Aprendizagem do Deficiente Visual”.

Embora o curso englobe os três módulos, cada um destes tem valor individual e pode ser realizado separadamente, com direito a confecção de certificados além da carga horária total. Como parceira, a UCPel disponibilizará também certificados online, além de oferecer alguns de seus laboratórios para a realização do curso. “Como instituição comunitária, apoiamos”, destaca a coordenadora pedagógica da UCPel, professora Ieda Assumpção.

As vagas são limitadas, uma vez que a edição anterior teve bastante procura. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3222-1474.