Coquetel marca início de comemorações dos 40 anos da Engenharia Civil da UCPel
08.11.2007 | 00:00
Os motivos para comemorar são inúmeros. Tanto que o diretor da Escola de Engenharia e Arquitetura da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), professor Paulo Cabana Guterres, considera este o momento mais vivo e atuante da história do curso de Engenharia Civil. E é em função desta realidade que a graduação realiza, na noite desta quinta-feira (08), o coquetel que inicia a série de celebrações aos seus 40 anos de fundação, completos em junho de 2008.
De acordo com Guterres, uma das marcas de maior importância na trajetória do curso é sua constante aproximação com as questões regionais. Um bom exemplo disso é a atuação de cerca de 40 alunos da UCPel na elaboração do projeto de revitalização do edifício e do entorno do Porto de Santa Vitória do Palmar. Iniciado há dois anos, o trabalho tem a intenção de recolocar tanto o município-sede da obra quanto as localidades vizinhas na rota das atrações turísticas da Zona Sul.
Outra atividade de engajamento do curso de Engenharia Civil na comunidade são os projetos complementares para a restauração do Mercado Central de Pelotas. Sob a coordenação de Guterres, acadêmicos da Católica desenvolveram projetos hidro-sanitário, elétrico, rede lógica, prevenção de incêndio e distribuição de gás central para a construção histórica.
Reconhecido dentro e fora do Brasil
Tendo como um de seus principais objetivos a formação de profissionais aptos a desenvolver funções com intensa inserção nos setores da Engenharia e participação no desenvolvimento da sociedade como um todo, a graduação cumpre com bom êxito sua responsabilidade de prover a cada ano dezenas de profissionais para empresas de todo o País. Mesmo durante a vida acadêmica, os alunos podem ter contato com instituições nacionais e internacionais. O convênio com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil de Lisboa (LNEC) permite aos acadêmicos realizarem estágios de até um ano na Europa e propicia acesso aos mais modernos laboratórios de pesquisa do segmento no continente europeu.
“Todas estas evidências apenas reforçam nosso compromisso com sociedade e com o ensino de qualidade”, afirmou Guterres. O coquetel que dá início às comemorações de 40 anos do curso de Engenharia Civil da UCPel ocorre às 19h30min, no Salão de Atos da Reitoria.