/ Notícias / Coordenadora de Serviço Social da CAPES palestra e lembra época como aluna na UCPel
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebeu nesta semana a professora Berenice Rojas Couto, coordenadora da área de Serviço Social e Economia Doméstica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Egressa do curso de Serviço Social da Católica - formada em 1973 -, a professora hoje ocupa o cargo científico mais alto da área no país. Ela participou da Abertura Oficial do Doutorado em Política Social e palestrou no 1º Seminário Regional de Práticas Sociais, promovido pela Prefeitura de Pelotas.

Presidente do Diretório Acadêmico (DA) do curso de Serviço Social da Católica quando o golpe de 1964 instalou a ditadura, Berenice lembrou de quando o diretor do curso foi preso e os acadêmicos não tiveram notícias dele por vários dias. Supunha-se que a presidência do DA também pudesse estar visada. "Muitos professores trabalhavam com a questão da participação popular e isso era considerado subversivo. O curso sempre foi bastante posicionado", conta. Naquele momento, lembra, o apoio da Universidade foi fundamental. Segundo ela, a UCPel não aderiu ao sistema de anulação e criou um sistema protetivo em relação aos alunos. "Aquela situação fortaleceu os estudantes. Sedimentou muitas coisas, estudamos e nos qualificamos enquanto cidadãos", disse.

A professora mencionou ainda que a formação na UCPel foi "absolutamente substancial" para sua carreira e tem uma trajetória muito relevante em formação de profissionais para o Rio Grande do Sul e o Brasil. "É a minha origem, o desenvolvimento do pensamento crítico, a base que me acompanha há 40 anos e que continua, desta maneira, formando novos profissionais", ressaltou.

Um olhar para o trabalho social
A palestra da professora Berenice no encontro promovido pela Secretaria Municipal de Justiça Social e Segurança, na manhã desta sexta-feira (04), foi direto e franco, por vezes arrancando aplausos e comentários da plateia. A convidada discutiu a constituição da política pública de direito da cidadania na perspectiva do Serviço Social e o trabalho da categoria no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Berenice falou sobre a reflexão como ponto importante do trabalho. "O trabalho que não é pensado se torna mecânico e pode inclusive prejudicar o usuário", pontuou. A atuação alinhada com a perspectiva do usuário é necessária, junto à vocação do município, a fim de proporcionar espaços e ações que de fato promovam o sujeito, com autonomia.

Ela lançou questionamentos, ainda, sobre a prática do profissional enquanto promotor de reflexão do usuário.