/ Notícias / Coordenadora de programa da UCPel participa de evento nacional
Coordenadora de programa da UCPel participa de evento nacional
A coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Católica de Pelotas (Pibid/UCPel), professora Jara Fontoura, esteve presente, nos últimos dias 14, 15 e 16, no 3º Encontro de Coordenadores Institucionais do Pibid, em Brasília. Cerca de 300 coordenadores estiveram representando universidades de todo o país.

O evento tinha por finalidade a troca de experiências entre as instituições envolvidas e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). De acordo com a professora Jara, ficou estabelecido que se quer a integração entre os subprojetos e ações conjuntas. Para isso, já estão sendo feitas visitas nas instituições e contatos com as escolas. Também está sendo verificado se os subprojetos estão articulando suas atividades com o projeto institucional.

Outro ponto tocado no encontro foi que as instituições irão receber visitas dos representantes do Capes para, entre outras coisas, comprovar e verificar o apoio ao Pibid. Segundo a professora Jara, em breve a Católica receberá uma visita. As universidades que tiverem o reconhecimento da Capes receberão verbas e serão incluídas em outros projetos do Governo Federal.

A Diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica do MEC e coordenadora da implantação do Programa Mais Educação, Jaqueline Moll, também estava presente no evento e salientou que a Capes e o MEC apoiarão as universidades comunitárias que derem força aos seus cursos de licenciatura.

Participam do Pibid na UCPel alunos dos cursos de Letras, Matemática, Ciências Biológicas, Filosofia e Pedagogia, atuando em três escolas: Padre Anchieta, Joaquim Assumpção e Ministro Arthur de Souza Costa.

Aqui, o projeto é executado sob a temática da humana docência e, para mostrar isso no encontro em Brasília, foi feito um vídeo. Reproduzido no evento, o audiovisual, segundo Jara, foi bem recebido e elogiado.

De acordo com a professora, o projeto na UCPel é baseado nas ideias dos célebres educadores Paulo Freire e Miguel Arroyo, referência que teve receptividade entre os participantes. O próprio Miguel Arroyo, presente no evento, disse à professora que gostaria de conhecer a proposta da UCPel. “Para nós isso é uma honra. É trabalho reconhecido”, completou.

* Na foto, a professora Jara encontra-se com o renomado educador Miguel Arroyo que, junto a Paulo Freire, serviu de inspiração para a criação do Pibid da UCPel.