Uma solução foi criada para auxiliar os afetados pelas enchentes: a plataforma digital Abrigos RS (abrigosrs.org/). Idealizada por um grupo de voluntários em parceria com a Associação dos Usuários de Informática e Telecomunicações do RS (SUCESU-RS), seu propósito principal é centralizar as informações sobre abrigos, incluindo o número de vagas disponíveis e as necessidades urgentes de doações.
O coordenador do Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação (MEEC) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Lizandro Oliveira, é voluntário no projeto e ressalta a importância de participar nesta iniciativa colaborativa: "A experiência tem sido gratificante pois percebemos a mobilização de diferentes segmentos da sociedade, cada um fazendo um pouco para ajudar ao próximo. O sentimento de contribuir para ajudar a quem mais precisa neste momento tão delicado é algo que ameniza a dor e nos motiva a seguir em frente," relata.
Ele também desempenhou um papel fundamental na criação do site Ajude Pelotas (https://bento.me/ajudepelotas), desenvolvido por ele em uma única noite para concentrar as múltiplas informações disponibilizadas nas redes sociais e em sites oficiais. "O site Ajude Pelotas foi montado a fim de reunir e centralizar as diversas informações que circulavam em diversos portais. Usei como exemplo o site montado em Porto Alegre e vi que poderia ser útil para a nossa cidade, tentando auxiliar na busca por informações. Foi durante essa pesquisa na Internet e especialmente nas redes sociais que obtive o contato com voluntários que estavam atuando no Abrigos RS," pontua.
As prefeituras têm a possibilidade de aderir ao Abrigos RS como seu canal oficial de comunicação com a população e voluntários, mediante login no site https://abrigosrs.org/.
Redação: Betânia Bierhals