O coordenador do Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade da Universidade Católica de Pelotas (Cetres/UCPel), Hartur da Silva, entregou à Prefeitura Municipal de Pelotas, o Diagnóstico Municipal - Pelotas Cidade Amiga do Idoso, documento elaborado pelo comitê gestor da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (EBAPI), e que contou como uma das etapas a escuta da população idosa, pesquisa fruto de dissertação do Mestrado Profissional em Saúde no Ciclo Vital. O trabalho apresenta dados sobre a população idosa do município, e trata de temas como acessibilidade, transporte, segurança, saúde, infraestrutura e a criação de mais políticas públicas para o público dessa faixa etária. A UCPel é muito importante neste processo, pois tem representação na EBAPI”, disse.
Na ocasião, Pelotas recebeu a certificação de quarta cidade do Estado a fazer parte da Rede Mundial de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas (GNFACC).
A pesquisa
A pesquisa analisou as percepções sobre as dimensões recomendadas pelo Guia Global Cidade Amiga do Idoso (OMS, 2008), com a percepção dos participantes quanto à realidade cotidiana de Pelotas-RS no que se relaciona às suas vivências enquanto pessoas com 60 anos ou mais. “Os resultados, reforçam a necessidade de políticas públicas e práticas que promovam ambientes inclusivos, serviços de saúde adequados, oportunidades de participação social, acesso à informação e oportunidades de emprego, alinhando-se às expectativas e particularidades desse segmento demográfico. Uma abordagem ampla e integrativa dessas questões é essencial para assegurar um envelhecimento saudável e satisfatório, contribuindo para a qualidade”, explicou o coordenador.
Redação Marcela Santos