/ Notícias / Coordenação colegiada da Abenfisio RS tem representação da UCPel
Coordenação colegiada da Abenfisio RS tem representação da UCPel
15.06.2016 | 16:41 | #fisioterapia
Coordenação colegiada da Abenfisio RS tem representação da UCPel
A coordenadora do curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), professora Giane Braida, integra a nova coordenação colegiada da Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia do Rio Grande do Sul (Abenfisio RS). O grupo foi apresentado durante a realização do Fórum Estadual de Ensino de Fisioterapia e do Fórum Regional sobre as novas Diretrizes Curriculares Nacionais da Fisioterapia, ocorrido em Porto Alegre nos dias 03 e 04 de junho.

O grupo de professores, que além da UCPel conta com representantes das cidades de Santa Maria, Lajeado e Porto Alegre, será responsável por trabalhar questões relacionadas ao ensino de fisioterapia no Estado. De acordo com a representante da UCPel, a escolha de nomes do interior para compor a coordenação tem a intenção de aumentar a abrangência da Associação no interior do Estado.

As reuniões dos docentes deverão ocorrer mensalmente para avaliação e discussão do ensino de fisioterapia no Rio Grande do Sul e no país, explica a professora. “A UCPel foi convidada por sua importância para a comunidade da região e também pela história do seu curso de fisioterapia”, complementou. A gestão do grupo terminará em junho de 2017.

Diretrizes Curriculares

O evento ocorrido em Porto Alegre também foi promovido em outros 26 estados para reformular as Diretrizes Curriculares Nacionais nos cursos de graduação em Fisioterapia. A professora da UCPel explicou que em cada estado profissionais, docentes, discentes e gestores da Fisioterapia estão debatendo com objetivo de propor melhorias à formação profissional na área.

No evento ocorrido em Porto Alegre, ganhou espaço a discussão sobre as diretrizes atuais sobre formação humanística, de atenção integral a saúde e interdisciplinar.  “A tendência será de aperfeiçoar as normativas existentes e garantir sua implantação nos cursos que ainda não trabalham com a formação humanística”, disse. As sugestões recolhidas deverão ser apresentadas no evento nacional programado para ocorrer no mês de setembro em Brasília. O Fórum foi promovido pelos conselhos  Abenfisio, Crefito e Coffito.