/ Notícias / Cooperação entre UCPel e Católica de Milão prevê troca de conhecimento entre instituições
Cooperação entre UCPel e Católica de Milão prevê troca de conhecimento entre instituições
16.09.2016 | 16:58 | #institucional #edr
Cooperação entre UCPel e Católica de Milão prevê troca de conhecimento entre instituições
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e a Alta Escola de Empresa e Sociedade (Altis) da Universidade Sacro Cuore de Milão assinaram nesta semana uma carta de intenções voltada ao compartilhamento de conhecimento para o desenvolvimento regional da Zona Sul, Campanha e Fronteira Oeste gaúchas. A formalização da parceria foi engrandecida pelo lançamento da nova edição do Banco de Dados Zona Sul, ocorrido nesta quinta-feira (15), e pela realização do 1º Congresso dos Participantes do Programa Líder - Liderança para o Desenvolvimento Regional, realizado em Bagé nos dias 12 e 13. (clique na imagem acima e veja a galeria de fotos)

A aproximação das universidades foi viabilizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), responsável pela execução do projeto Líder, que se propõe a despertar a atuação empreendedora e coletiva para favorecer o desenvolvimento regional. A Universidade de Milão presta consultoria ao Sebrae desde 2012. E foi ele que visualizou na Católica a capacidade de absorver o expertise da instituição italiana para aplicação em ações de estímulo aos territórios contemplados. Razão pela qual tanto o acordo de cooperação como o evento ocorrido em Bagé estiveram articulados.

Assinada pelo reitor da UCPel, José Carlos Bachettini Júnior, pelo diretor da Altis, Vito Moramarco, e pelo superintendente do Sabrae-RS, Derly Fialho, a carta de intenções antecede as ações que já começaram a ser traçadas para as três regiões contempladas. Para o italiano, esse território tem características semelhantes à região de Milão, em especial no que diz respeito à população. "Lá as pessoas são muito concretas, há um pragmatismo muito presente nas pessoas. Encontramos isso aqui também, pessoas que querem fazer. Estamos muito satisfeitos. Vislumbramos grandes possibilidades de parceria. Estou aqui para assumir um compromisso para ambas as partes. Um ganho mútuo, seja para a Universidade de Milão, seja para a UCPel", afirmou.

Para o reitor Bachettini, só a força coletiva é capaz de mudar uma realidade. Por isso a união entre as duas universidades, próximas em suas missões, é tão importante. "A aproximação colaborará na formação de líderes e no aperfeiçoamento de temas importantes para a região, como agronegócio, empreendedorismo e educação básica", pontuou.

A presença da Altis no congresso do Líder buscou mostrar a experiência bem sucedida da Itália na formação de clusters de pequenas empresas que tenham fins em comum. Em paralelo, a Altis executa um trabalho similar ao do Sebrae, de fomento ao empreendedorismo e apoio aos pequenos negócios. Segundo o Diretor da Divisão de Pequenas e Médias Empresas da Altis, Fabio Antoldi, quando empresas interagem, tanto elas como o ambiente e a sociedade crescem. "Afinal, todos têm o mesmo objetivo, que é o desenvolvimento do território onde estão inseridos", defende o italiano.

Plataforma de dados 

Além da cooperação entre as universidades, o impulso ao desenvolvimento regional tem mais um aliado. Em cerimônia no Espaço de Convivência do Campus I, o Instituto Técnico de Pesquisa de Assessoria (Itepa) da UCPel lançou no começo da noite de quinta-feira (15) a nova edição do Banco de Dados Zona Sul. As informações, gratuitas, podem ser acessadas no portal www.bancodedadoszonasul.com.br.

Considerado uma importante ferramenta para empresas que buscam os municípios da região para novos investimentos, o Banco de Dados reúne informações primárias, de bases como IBGE, Fundação de Economia e Estatística do RS e outras, sobre 24 municípios das áreas abrangidas pela Associação de Municípios da Zona Sul (Azonasul) e pelo Conselho Regional de Desenvolvimento da Região Sul (Corede-Sul).

Conforme Derly Fialho, que para fazer sua fala na cerimônia usou informações do primeiro Banco de Dados, editado em 1989, transformar esta região em uma das mais promissoras do Brasil dependerá apenas da comunidade local. "Precisamos tomar as rédeas desse processo porque ele é nosso. O desenvolvimento não está na caneta, como no passado imaginávamos, em Brasília ou no Palácio Piratini. Por isso a Itália está aqui, para nos ajudar a compreender isso melhor. O desenvolvimento é feito no dia a dia, pelas pessoas com atitude empreendedora", disse.

Segundo o reitor da UCPel, a Católica tem como método de ensino ensinar aprendendo. "O Banco de Dados é um exemplo vivo dessa manifestação comunitária. Então, é com muita honra e orgulho que a Católica entrega um site modernizado, que torna possível novos investimentos e análises. Essa informação não pode ser só nossa. Ela deve ser compartilhada com a comunidade e é isso que estamos fazendo", afirmou, ao agradecer a presença de todos e prestar homenagem ao professor e economista Sylvio Motta, coordenador do Itepa falecido na terça-feira (13).

Bachettini ainda aproveitou a ocasião para convidar os presentes para participar da série de painéis Cenários, Tendências e Desafios 2017, que será realizada em 6 de outubro, no Auditório Dom Antônio Zattera. "A gente acredita que esse é um evento que veio para ficar. Esta edição será realmente inspiradora", adiantou o reitor.

Também estiveram presentes no lançamento da plataforma a pró-reitora Acadêmica da UCPel, Patrícia Giusti, o pró-reitor Administrativo, Eduardo dos Santos, o consultor e articulador da Altis no Brasil, Emílio Beltrami, o gerente de Gestão Estratégica do Sebrae-RS, André Luis Vieira Campos, a gerente regional do Sebrae em Pelotas, Rosane Boeira, e os coordenadores do Escritório de Desenvolvimento Regional, Fábio Castro Neves e Samuel Ongaratto.

Roteiro de visitas

Em Pelotas, a comitiva de italianos teve audiência com a vice-prefeita Paula Mascarenhas, conheceu o Centro Histórico e a Catedral Metropolitana São Francisco de Paula, onde os representantes da Universidade de Milão apreciaram os afrescos do conterrâneo, Aldo Locatelli, ciceroneados pelo arcebispo e chanceler da Católica, Dom Jacinto Bergmann. Também conheceram a Charqueada São João, onde foram apresentados à origem de Pelotas. Além das reuniões de trabalho e do lançamento do Banco de Dados na UCPel, Moramarco, Antoldi e Beltrami conheceram as instalações do Parque Tecnológico de Pelotas e tiveram encontro com a direção da Embrapa Clima Temperado, na manhã de sexta-feira (16), concluindo o roteiro no Brasil.

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?